Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Família diz que jovem morreu eletrocutado por poste sem manutenção

13.out.2020 - O adolescente Halyson Gonzaga morreu ontem à noite em Monte Alto (SP) - Arquivo Pessoal
13.out.2020 - O adolescente Halyson Gonzaga morreu ontem à noite em Monte Alto (SP) Imagem: Arquivo Pessoal

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

13/10/2020 17h57

O enterro de Halyson Gonzaga, de 14 anos, foi marcado pela dor e revolta. Familiares do menino que vivia em Monte Alto (SP) afirmam que um poste sem manutenção causou um choque elétrico fatal. O caso aconteceu na noite de ontem.

O menino voltava de um evento que acontecia em uma praça da cidade com o irmão e um amigo. Ao passar pelo viaduto Afonso Cestari, que liga o centro ao Jardim Bela Vista, começou a "brincar" nos corrimãos, como conta o tio Edson Aparecido Moreira, 39.

"Ele se desequilibrou uma hora e abraçou um poste pequeno de ferro, daqueles que tem luz. Aí levou o choque", disse, em entrevista ao UOL.

O irmão e o amigo foram tentar salvá-lo, mas também tomaram um choque. Halyson foi levado para o Pronto-socorro de Monte Alto, mas não resistiu ao choque e morreu no começo da madrugada vítima de parada cardiorrespiratória.

Família fez medição própria

Logo após o menino dar entrada no hospital, Edson e outros parentes voltaram ao ponte com um voltímetro, aparelho que serve para verificar se há corrente elétrica em um lugar, e se surpreenderam: o aparelho marcava que havia energia, cerca de 208v.

"Eu achei que o aparelho estivesse errado. Alguns amigos levaram outros dois, que marcaram a mesma coisa. O poste estava com uma lâmpada queimada. Fiquei mais indignado ainda", disse o tio.

Consultada, a CPFL Paulista, responsável pela energia elétrica da região, informou que o poste não é de responsabilidade da companhia. O UOL procurou a prefeitura de Monte Alto para explicar sobre a situação, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Um eletricista ouvido pela família disse que um problema na instalação pode ter queimado a lâmpada e deixado o poste energizado. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Monte Alto. Uma perícia já foi feita, mas os resultados ainda não foram divulgados.

A mãe, Natasha, conversou rapidamente com a reportagem. "Eu só quero justiça, e peço para que as coisas não fiquem assim", lamentou, emocionada.

Halyson foi enterrado no Cemitério de Monte Alto, às 16h de hoje. "Era um menino alegre, que gostava de brincar. As coisas não deveriam ter sido assim", finaliza o tio.