Topo

Esse conteúdo é antigo

MP tentou manter André do Rap preso e alertou sobre possível fuga

André do Rap está foragido Imagem: Arquivo pessoal

Colaboração para o UOL

13/10/2020 14h04

O MP (Ministério Público) tentou manter a prisão de André Oliveira Macedo, o André do Rap, que é acusado de ser um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital). A promotoria de São Vicente fez um pedido de prisão preventiva, por causa de outro processo em que ele é réu. Os advogados alertaram que André podia fugir do Brasil. Mas o juiz negou o recurso. André do Rap foi liberado e está foragido.

André foi liberado da prisão em 6 de outubro, após liminar de soltura deferida por Marco Aurélio Mello, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Mas ele só saiu da cadeia no dia 10. Um dia antes, o MP fez o alerta e pediu prisão preventiva.

"O réu em questão ficou foragido da Justiça por vários anos antes de iniciar o cumprimento de suas penas e, agora, com a determinação citada acima, ficará livre para fugir novamente. Aliás, é da experiência comum que traficantes como o acusado, quando soltos dessa forma, fogem do País sem nem olhar para trás (sic)", escreveu a promotoria.

O juiz Alexandre Torres de Aguiar reconheceu a urgência do pedido, respondendo no mesmo dia, mas indeferiu a prisão preventiva.

"Em que pese a seriedade das informações trazidas pelo Ministério Público, o fato de o réu André Oliveira Macedo ter sido regularmente solto em outros processos, por si só, não se mostra como justificativa suficiente para autorizar um decreto de prisão preventiva nestes autos. Ora, se em casos mais recentes, em que o réu estava preso, já com condenações, teve reconhecido pelo Colendo Supremo Tribunal de Federal o direito de ser solto, não parece razoável pretender seja essa situação revertida, formulando-se pedido de prisão nestes autos, que tramitem desde 2007 e que o réu, repita-se, responde solto desde 2008. Não há elementos atualizados e concretos de que o denunciado efetivamente pode reiterar a conduta criminosa ou que esteja propenso a fugir do distrito da culpa", escreveu o juiz.

Silvio de Cillo Leite Loubeh, promotor que fez o pedido de prisão preventiva, deu entrevista à CNN e afirmou que havia tempo para que André do Rap fosse preso por esse outro processo.

"O pedido foi feito pela promotoria de São Vicente e havia tempo hábil para prisão. Tanto que a decisão foi preferida na véspera da soltura do traficante. No entendimento do MP havia motivo para prisão. E isso foi levado pro juiz de São Vicente, porque era concreto o risco de fuga, como de fato se confirmou muito rapidamente. Inclusive o MP vai tentar o recurso, mas o prejuízo já foi causado", lamentou Silvio.

O promotor também destacou que André do Rap tem muitos recursos para conseguir uma fuga bem sucedida.

"André do Rap, além das vinculações com PCC de longa data, tem ligações diretas com a máfia italiana. E o poder econômico dele é muito grande. Isso gera grande risco de fuga, como aconteceu, e também gera um poder bélico, de se armar, muito grande", alertou Silvio.

A Polícia Federal já emitiu um pedido para que André do Rap seja incluído na lista de procurados da Interpol. Isso acionará agentes em todo mundo na busca pelo brasileiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

MP tentou manter André do Rap preso e alertou sobre possível fuga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano