Topo

Esse conteúdo é antigo

Rua da briga no Leblon tem festa com gente sem máscara e de bumbum de fora

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

13/10/2020 17h03Atualizada em 13/10/2020 19h19

Cenário da já célebre briga no Leblon, a rua Dias Ferreira voltou a movimentar as redes sociais. Dessa vez o assunto é uma festa improvisada, no estilo Carnaval, ocorrida ontem durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Imagens feitas no local mostram dezenas de pessoas aglomeradas, sem máscara, dançando no meio da rua. Um homem, inclusive, aparece de bumbum de fora.

A aglomeração ocorre em meio à pandemia de coronavírus, que já deixou mais de 151 mil mortos e 5 milhões de doentes no Brasil. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou no último boletim sobre a covid-19 que o estado registrou até ontem 283.858 casos da doença e 19.312 óbitos por coronavírus.

Uma moradora do bairro, que pediu para não ser identificada, disse que o Leblon tem ficado cada vez mais cheio, sem respeito às normas sanitárias. "Tá ficando lotado sempre, cheio de vendedor ambulante vendendo bebida na rua, todo final de semana é isso, às vezes tem até guarda municipal passando e só olhando, sem fazer nada [se referindo a outros episódios]. Acontece sempre. Acho que os bares na Dias Ferreira tinham que ser fechados. Ninguém respeita nada", disse.

Procurada, a Guarda Municipal informou através de nota que nos fins de semana faz ações noturnas direcionadas para os polos gastronômicos, incluindo o Leblon, com fiscalização na rua Dias Ferreira, onde ocorreu a festa improvisada na rua.

"Durante as abordagens, os guardas orientam a população sobre as restrições da atual fase de flexibilização, fiscalizam as posturas municipais e as infrações sanitárias (como a falta do uso de máscaras), coíbem o estacionamento irregular e conscientizam a população utilizando mensagens sonoras em relação às medidas da Prefeitura a fim de evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus", informou.

De acordo com a Guarda, nove mil infrações sanitárias já foram registradas na cidade desde o início da fiscalização no dia 5 de junho. Ao todo, foram 8.867 notificações, sendo 7.350 (82,89%) pela falta do uso de máscaras de proteção facial.

Já a PM, informou que a corporação tem desenvolvido um amplo trabalho de conscientização desde o início da pandemia e que "segue à disposição para apoiar necessidades solicitadas pelos órgãos fiscalizadores em suas respectivas ações". "Os policiais militares estão instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo no contato com os cidadãos", comunicou a corporação.

A Prefeitura do Rio foi procurada, mas até agora não comentou o caso.

O barraco na rua

No dia 25 de setembro, na mesma Rua Dias Ferreira, ocorreu uma confusão que ganhou repercussão nacional. A arquiteta Aline Araújo jogou uma garrafa d'água em um conversível que passava no mesmo local. No carro, estavam o engenheiro de produção Wilton Vacari, a influencer digital Priscilla Dornelles e a empresária Schiela Gmack. As mulheres estavam de biquíni no veículo, que passeava com o teto aberto.

Após ser alvo de objetos arremessados no carro, Gmack desceu do veículo e tentou agredir a arquiteta, que estava na mesa de um restaurante, na calçada. A Delegacia do Leblon encaminhou o caso para o juizado do bairro. Aline pode responder por injúria e difamação.