Topo

Esse conteúdo é antigo

Menor furta carro de vizinho com criança dentro e provoca acidente no RJ

Menor furta carro de vizinho e provoca acidente em Volta Redonda (RJ) - Divulgação/PRF-RJ
Menor furta carro de vizinho e provoca acidente em Volta Redonda (RJ) Imagem: Divulgação/PRF-RJ

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

18/10/2020 14h51

Um adolescente de 14 anos é suspeito de ter furtado o carro de um vizinho e provocado um acidente envolvendo duas carretas em Volta Redonda (RJ). Dentro do automóvel estava uma criança de 5 anos, filho do dono do veículo.

O caso ocorreu em um trecho urbano da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), na altura do km 281, em uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul que liga os bairros Caieirias e Dom Bosco, na tarde de ontem. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os dois menores foram retirados do veículo sem ferimentos.

Ainda segundo a PRF, o menor aproveitou um momento de distração do pai da criança, que deixou a porta do carro aberta e com a chave na ignição, para sair com o veículo, no bairro Água Limpa, e assumiu a direção de forma desgovernada.

Em um vídeo publicado nas redes sociais pelo motoboy que ajudou na perseguição, é possível ver toda a ação até o momento do acidente. Foram cerca de 30 minutos desde o furto do carro.

No vídeo, é possível ver que, mesmo após a colisão, com os dois caminhões, o adolescente tentava acelerar o carro mesmo com algumas pessoas tentando acalmar o menino. Testemunhas que estavam no local do acidente quebraram o vidro da frente do carro e o adolescente conseguiu sair.

Mãe participou de perseguição

A mãe da criança também perseguiu o adolescente, assim que notou o que havia ocorrido. Ela pegou o carro de um conhecido para ir atrás do veículo do marido. Ela alcançou o automóvel dirigido pelo menor na saída do bairro Água Limpa e buzinou para chamar a atenção.

De acordo com testemunhas, um motoboy viu a situação e ajudou a mãe da criança ao pedir para o motorista de um carro que estava à frente parar, obrigando o adolescente a frear. Neste momento, a mãe conseguiu retirar a criança de cinco anos do veículo.

Ela também tentou impedir que o adolescente continuasse a dirigir o carro, mas foi empurrada e sofreu escoriações no braço. O menor continuou a fuga dirigindo em alta velocidade, parando apenas ao colidir nas duas carretas. O automóvel ficou com a lataria amassada e os vidros quebrados ao ficar prensado entre as carretas.

Segundo o agente Felipe Wonhrath, da PRF, a família do adolescente informou que ele sofre de problemas mentais. "Esse menor conseguiu acessar a rodovia e colidiu com alguns outros veículos. Os populares o perseguiram e ele acabou vindo a colidir com dois caminhões. Ele tentou forçar uma ultrapassagem e não conseguiu. Acabou prensado entre dois caminhões. Ele foi conduzido para delegacia de polícia", informou.

O trânsito no local do acidente chegou a ficar totalmente interrompido até a retirada dos veículos.

Conselho Tutelar entra no caso

De acordo com a Polícia Civil, o menor foi encaminhado à 93ª DP (Volta Redonda) até a chegada dos pais e do Conselho Tutelar. Os agentes informaram que "o adolescente foi apreendido pela prática de fato análogo aos crimes de sequestro ou cárcere privado, furto de veículo, fuga do local do acidente, lesão corporal culposa e falta de habilitação para dirigir".