Topo

Esse conteúdo é antigo

Opositores cobram mais ações do Governo Federal contra apagão no Amapá

Ciro Gomes (PDT) criticou Governo Federal por condução de crise de energia no Amapá - Kleyton Amorim/UOL
Ciro Gomes (PDT) criticou Governo Federal por condução de crise de energia no Amapá Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 12h00

Parlamentares e lideranças de partidos de oposição cobram do Governo Federal mais ações contra o apagão que atinge o Amapá desde a última terça-feira devido a um incêndio em um transformador. Os candidatos a presidente nas eleições de 2018 Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) e o líder da oposição no Senado Randolfe Rodrigues (Rede-AP) está entre os que se manifestaram.

Em entrevista à coluna de Carla Araújo no UOL na manhã de hoje, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que trabalha para restabelecer ainda hoje parte energia no Amapá. Um gabinete de crise foi formado para acompanhar o tema. Ontem, o ministério emitiu nota informando que Bento acompanhava de perto a situação e que a prioridade repassada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) era de restabelecer a energia no estado.

Para Fernando Haddad, no entanto, o presidente poderia dar mais atenção ao tema. "Bolsonaro, esquece o Flávio e o Trump. Já eram. Faça alguma coisa pelo Amapá. Trabalhe um dia. Um dia. UM dia", escreveu.

Já Ciro Gomes cobrou providências. "O Amapá pede socorro! Nossos irmãos e irmãs estão, há mais de dois dias, sem energia em 13 dos 16 municípios. Além da pandemia, estão sofrendo com falta de água, combustível e uma série de privações. Vamos seguir divulgando e pressionando o governo a tomar providências!", escreveu.

Depois, reforçou as críticas. "Governo Bolsonaro é trágico para o país! Nosso povo no Amapá sem energia elétrica há 3 dias ! E estes irresponsáveis que estão no Governo Federal não conseguem sequer dar uma declaração correta. Fora Bolsonaro !", escreveu.

O senador Randolfe Rodrigues, por sua vez, disse que irá protocolar uma Ação Popular com pedido de cautelar na Justiça Federal do Amapá para, entre outras medidas, os governos municipais, estadual e federal garantam o abastecimento de água e fornecimento de cestas básicas e medicamentos.

Carlos Bolsonaro rebate

Em mensagem no Twitter, o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), rebateu as cobranças e defendeu a condução de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro), sobre o tema.

Jair Bolsonaro, por sua vez, retuitou mensagens de ontem sobre as medidas tomadas pelo Governo desde que foi verificado o apagão. Hoje, o presidente participou de um evento em Santa Catarina.

Prazos

O apagão no Amapá atinge 13 dos 16 municípios do Estado, com apenas cerca de 15% da carga normal. A principal suspeita é que o incêndio no transformador 1 da Substação de Macapá, que pertence à empresa LMTE, tenha sido causado por um raio.

O governo trabalha para reestabelecer um dos transformadores de energia no Amapá ainda hoje. "Isso vai dar um alívio grande para a população que vai ter acesso a 60% da carga de energia", disse Bento à coluna de Carla Araújo.

A previsão é que a energia seja totalmente restabelecida em mais de 15 dias. O trabalho deve ser concluído em 30 dias.