Topo

Esse conteúdo é antigo

Moradora de SC recebe pacote misterioso da China e aciona PM

Pacote misterioso não foi solicitado pela destinatária - Arquivo pessoal
Pacote misterioso não foi solicitado pela destinatária Imagem: Arquivo pessoal

Giorgio Guedin

Colaboração para o UOL, em Blumenau (SC)

08/11/2020 19h50Atualizada em 08/11/2020 20h20

Uma mulher de 54 anos chamou a Polícia Militar após receber uma encomenda misteriosa de origem chinesa. O caso aconteceu na manhã de ontem (7), em Blumenau, em Santa Catarina. Não se sabe o conteúdo do envelope, que estava lacrado. Em setembro, moradores de outras cidades catarinenses e também de outros estados relataram que receberam encomendas não solicitadas do país asiático, que continham sementes.

Conforme a Polícia Militar, o fato aconteceu na Rua José Reuter, no bairro Velha Central. Aos militares, a mulher informou que não havia efetuado nenhuma compra de origem chinesa. Foi lavrado um boletim de ocorrência.

O material foi recolhido e está em posse da Polícia Militar. "Amanhã iremos tentar identificar o real destinatário. Tudo indica que houve um equívoco na entrega", afirmou o tenente Nicolas Marques, relações públicas da PM de Blumenau, à reportagem do UOL.

Sementes misteriosas

Não é de agora que as misteriosas sementes chinesas têm sido enviadas para brasileiros. Conforme relatado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no início de outubro, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. À época, Maranhão e Amazonas eram os únicos estados que não registraram recebimento do material.

Um morador da cidade de Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina, foi a primeira pessoa do estado a registrar ter recebido um envelope com sementes. Ele realizou a compra de um objeto de decoração pela internet e, junto, recebeu também outro pacote contendo duas embalagens com sementes.

O material foi recolhido e entregue à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão estadual responsável pelo controle sanitário. À época, a Cidasc emitiu um alerta orientando que "caso o cidadão não tenha feito nenhuma compra, mas tenha recebido um pacote suspeito não abra, não semeie e não jogue no lixo".

Entre os perigos de plantar uma semente ilegal, estão a introdução de alguma espécie vegetal sem ocorrência no Brasil, o que pode dificultar o controle da mesma e/ou aumentar o uso de agrotóxicos, afetando a produtividade agrícola e pecuária, além dos riscos ao ambiente; tais sementes podem disseminar pragas, podendo comprometer a produtividade de lavouras; além da possibilidade das sementes estarem contaminadas por fungos, bactérias e vírus.

Após análises laboratoriais das sementes, o MAPA informou no mês passado que foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

Suspeita de 'brushing scam'

Uma das possibilidades levantadas é a de que as sementes façam parte de um esquema fraudulento chamado "brushing scam" —em que as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que, então, publica avaliações falsas de clientes para aumentar as vendas no marketplace.

Os lojistas mal-intencionados pegam dados verdadeiros de quem já comprou pela internet, geralmente vazados.