Topo

Esse conteúdo é antigo

AP: após críticas, CEA e Eletronorte anunciam mudança no rodízio de energia

10.nov.2020 - Moradores do Amapá fazem protesto após apagão  - Divulgação/Comunidade Casa Grande
10.nov.2020 - Moradores do Amapá fazem protesto após apagão Imagem: Divulgação/Comunidade Casa Grande

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL, em Macapá

11/11/2020 22h14

A CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) e a Eletronorte anunciaram na noite de hoje (11) mudanças no rodízio de fornecimento de energia para o estado. De acordo com a explicação da CEA, o novo cronograma prevê que, das 19h às 7h, o consumidor terá energia em intervalos de três em três horas, enquanto no horário das 7h às 19h o fornecimento acontecerá em intervalos de quatro em quatro horas.

"Nós fizemos esse fracionamento baseado nos questionamentos com relação ao rodizio, principalmente no período da noite, dado que o estado tem uma temperatura elevada, e também baseado no comportamento do consumidor que utilizou a energia de forma demasiada", explicou o presidente da CEA, Marcos Pereira.

Desde domingo (8), o Amapá passa por um rodízio de energia com intervalos de seis horas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o fornecimento de energia elétrica no Amapá seria 100% normalizado até o final desta semana, mas não há uma previsão exata.

A extensão dos horários será possível após a Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes, a cerca de 150 km de Macapá, colocar em funcionamento mais uma unidade geradora de energia, que permitirá a oferta de mais 25 megawatts, aumentando para 80% a capacidade de fornecimento.

"Havendo um comportamento do consumidor de forma mais regular, a carga disponível ao sistema poderá ser disponibilizada para a maior parte dos consumidores", destacou Pereira.

O presidente da CEA também explicou que o novo cronograma de rodízio do fornecimento de energia estará disponível diariamente nas redes sociais da companhia, para consulta do consumidor.

"Os horários ficarão móveis, podendo ocorrer a modificação deste horário a cada uma hora. A empresa está comprometido com a ampla transparência em relação ao rodizio, então essas medidas são para democratizar o fornecimento de energia", acrescentou.

Eleições

A Companhia de Eletricidade do Amapá informou que garante o fornecimento de energia durante todo o dia na capital e nos municípios do interior, durante as eleições do próximo domingo (15).

Segundo a empresa, isso será possível porque estabelecimentos estarão fechados no dia, diminuindo o uso de energia, e pelas restrições em decorrência da pandemia da covid-19, que limita o funcionamento de algumas atividades no estado.

"Nós estamos comparando com a curva de carga das eleições de 2018, quando tivemos um consumo de 215 megawatts. Então, se tivermos um esforço da ONS [Operador Nacional do Sistema] e da Coaracy Nunes, estaremos ali no limítrofe", explicou Marcos Pereira.