Topo

Esse conteúdo é antigo

ONS: Falha em linha de transmissão pode ter causado novo apagão no AP

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 15h26

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) identificou que o apagão que atingiu 13 cidades no Amapá ontem pode ter sido causado no momento da energização da linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, que é de propriedade da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá).

O órgão afirmou que às 1h04 da manhã foi concluída a normalização da energia no estado, em decorrência do desligamento de ontem.

O transformador da subestação Macapá sofreu um desligamento automático às 20h27 provocando uma interrupção de 183 MW (megawatt) de carga no estado do Amapá.

Durante o processo de retomada das cargas energéticas, ocorreram mais dois desligamentos seguidos no transformador, o que segundo o ONS possibilitou o restabelecimento da energia apenas na madrugada de hoje.

Semanas de instabilidade

Desde o dia 3 de novembro, o estado enfrenta problemas com o fornecimento de luz — a subestação de energia elétrica da capital Macapá pegou fogo e provocou um blecaute em 13 dos 16 municípios. A energia começou a ser restabelecida no dia 7, mas em regime de rodízio.

Ainda na noite de ontem, a Eletronorte explicou que o apagão foi ocasionado por um desligamento na Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, que fornece parte da energia para o Amapá, por causa de "um evento externo à usina, provavelmente no sistema de distribuição de energia elétrica".

Em nota, a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) informou que após o restabelecimento da energia, concluído à 1h da manhã de hoje, foi retomado o fornecimento em rodízio às 4h nos bairros que ainda estavam sem o fornecimento.

"Por questões de segurança este procedimento foi feito com inserção de carga de forma gradativa até que atingisse toda a disponibilidade", escreveu a companhia.

Transformador chega a Macapá

A concessionária LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia) — empresa responsável pela subestação incendiada — informou que o transformador que veio do Laranjal do Jari, município que fica a 265 quilômetros de distância de Macapá, já chegou ao local onde será instalado.

Apenas após a instalação desse equipamento é que o Amapá poderá ter 100% do fornecimento de energia em definitivo, já que as usinas termoelétricas que está sendo montadas pela Eletronorte funcionarão de forma provisória.

A empresa agora fará alguns testes para verificar se o transformador sofreu algum dano durante a viagem, e então iniciará sua montagem. A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 26 de novembro.