Topo

RJ: Cliente negro diz ter sido acusado de roubo após comprar mochila

Fernando Silva dos Santos, encarregado de supermercado, diz que foi acusado de roubo em Caxias (RJ) - Reprodução/TV Globo
Fernando Silva dos Santos, encarregado de supermercado, diz que foi acusado de roubo em Caxias (RJ) Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/11/2020 16h42

O encarregado de supermercado, Fernando Silva Santos, foi acusado de roubar um par de sapatos na loja Di Santinni, em Duque de Caxias (RJ) na última quarta-feira. Em reportagem da TV Globo, o cliente acusou de racismo os seguranças que o abordaram.

"Eu tinha comprado a mochila aqui dentro. E ele [segurança] veio dizendo para mim o tempo todo que eu tinha roubado um par de tênis.", disse Fernando à reportagem do RJ1.

Segundo Fernando, ao comprar o item, ele teria questionado a uma funcionária se ele poderia sair da loja já a usando. Quando colocou seus pertences na mochila e saiu da loja, no entanto, foi abordado por seguranças, que o acusaram de roubar sapatos do local.

"Quando eles abriram e viram que não tinha nada, eles ficaram desesperados porque viram que eu não tinha roubado. E eu falei paraz ele "pô, porque eu sou preto?", completou o cliente.

Fernando prestou queixa na delegacia de Caxias, onde o boletim de ocorrência foi registrado como "constrangimento ilegal".

A Di Santinni se posicionou sobre o episódio pelas redes sociais e afirmou que os seguranças que abordaram o cliente não eram contratados da loja e sim do calçadão de Duque de Caxias.

"Na última quarta-feira dia 18/11/2020, em frente a uma de nossas lojas, nosso cliente foi abordado por seguranças do Calçadão de Duque de Caxias. Estamos entrando com um pedido de averiguação junto aos responsáveis, para que fatos como esse nunca mais aconteçam", disse o estabelecimento em nota oficial publicada no Instagram.

A loja afirmou que se colocou à disposição para "prestar total assistência" e que é "contra qualquer tipo de discriminação".