Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Festa de prefeito reeleito é criticada por meme do caixão e aglomeração

Felipe Munhoz

Colaboração para o UOL, em Lençóis (BA)

23/11/2020 11h53Atualizada em 23/11/2020 18h33

Uma festa para celebrar a reeleição do prefeito Geraldino Junior (PSDB) de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, rendeu críticas depois que vídeos viralizaram nas redes sociais. Nas imagens, dezenas de pessoas aparecem sem máscara de proteção contra a covid-19. Além disso, alguns participantes reproduziram o 'meme do caixão' durante a comemoração.

A prefeitura afirmou, em nota enviada ao UOL, que a festa não foi de responsabilidade do município. Já a coligação do prefeito disse que os festejos ocorreram "em ambiente aberto, com orientação de obediência às normas de distanciamento e uso de máscara em vigor na cidade".

O evento aconteceu no sábado (21) e, segundo moradores locais, foi realizado em um sítio do prefeito, com a participação de apoiadores, membros da prefeitura, da equipe da campanha e do próprio líder municipal. A assessoria de comunicação da prefeitura não confirmou oficialmente para a reportagem se a festa foi mesmo na propriedade de Geraldino Junior.

Nos vídeos, quase não é possível identificar pessoas usando máscara de proteção. De acordo com a prefeitura de Ilha Comprida, a cidade teve 176 casos confirmados do novo coronavírus e sete óbitos, até o momento. Alguns internautas se indignaram por verem membros da área da saúde no evento e sem nenhuma proteção.

As imagens também chamaram a atenção por mostrar o momento em que alguns participantes aparecem dançando, carregando um caixão. A cena remete aos carregadores de caixão dançarinos, uma profissão comum em Gana, mas que virou virou meme internacional.

A imagem de vários homens dançando enquanto carregam um caixão ao som de música eletrônica tem sido colocada em vídeos antes que algum desastre iminente, como uma grande queda ou um susto, aconteça de fato.

Posição da prefeitura

A prefeitura de Ilha Comprida enviou uma nota à reportagem na qual se abstém pela responsabilidade da realização da festa. E "reitera a importância das normas preventivas ao Covid-19 em vigor no município com o distanciamento social, o uso de máscara e o respeito aos protocolos de segurança".

"Sobre a luta contra o Covid-19 na Ilha Comprida, o município esclarece que realiza desde março trabalho sério e exemplar no controle da doença com a instalação do Posto Avançado Covid com médicos e equipe completa 24 horas; doação de máscaras à população; campanhas preventivas; protocolos específicos por segmento comercial e rastreamento de todos os casos confirmados da doença", diz a nota da prefeitura.

A representação municipal afirma ainda que "foi um dos primeiros municípios a fechar a cidade para o turismo e a manter a barreira sanitária 24 horas na entrada da cidade, entre março e outubro. Boletins frequentes chamam a cidade a acompanhar o controle da doença e a adotar medidas preventivas no cotidiano", encerra o comunicado.

Posição da coligação do prefeito

A coligação Responsabilidade e Respeito por Você, formada pelos partidos Republicanos, PTB, Podemos e PSDB, afirmou, também através de nota enviada ao UOL, que o almoço de confraternização realizado no sábado (21) foi organizado por um grupo de apoiadores e "ocorreu em ambiente aberto, com orientação de obediência às normas de distanciamento e uso de máscara em vigor na cidade".

"Em relação à paródia da dança de Gana, a manifestação foi de particulares e referente às eleições 2020. Não expressou a ideologia da coligação, mas tratou-se de manifestação política de apoiadores referente ao período difícil da campanha política e a 'deslealdade e ataques pessoais dos adversários'", diz o texto, que ressalta ainda que, "de acordo com o grupo, não houve nenhuma alusão ao desrespeito às vítimas do Covid-19 e à pandemia no país".

A reportagem também solicitou uma entrevista com o prefeito Geraldino Junior para se posicionar sobre o ocorrido, mas não obteve contato até o momento da publicação.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A primeira versão do texto indicava que não houve mortes de covid na cidade. Na verdade, sete óbitos já foram confirmados pela secretaria do município. O erro foi corrigido.