Topo

Esse conteúdo é antigo

Maresias: corpo de jovem desaparecido é achado dois dias após irmão morrer

Vista da praia de Maresias, litoral de SP - Bruno Poletti/Folhapress
Vista da praia de Maresias, litoral de SP Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

01/12/2020 19h43

O Corpo de Bombeiros confirmou no início da noite de hoje que encontrou o corpo de Gabriel da Silva Alexandre, de 15 anos, desaparecido desde domingo (29) após se afogar junto com o irmão, de 13, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O enterro de Guilherme da Silva Alexandre foi realizado hoje.

A localização do corpo foi por volta das 17h30, próximo à entrada 10 da praia — Gabriel sumiu na altura do portão 8. O corpo do adolescente foi levado ao Instituto Médico Legal de São Sebastião, onde parentes que ainda ficaram no litoral confirmaram ser do menino.

A notícia foi recebida pelo restante da família após o enterro de Guilherme, realizado hoje em Indaiatuba (SP), região de Campinas, de onde um grupo com 20 pessoas saiu no domingo para um passeio tipo 'bate-e-volta' na praia. Guilherme morreu afogado no domingo. Ele chegou a ser socorrido, mas já chegou sem vida ao hospital.

Gabriel será enterrado amanhã, no Cemitério Parque dos Indaiás, mesmo lugar onde o irmão foi sepultado.

Grupo seguiu para a praia no fim de semana

De acordo com GBMAR (Grupamento de Bombeiros Marítimos), os irmãos e mais dois amigos brincavam no mar, por volta das 6h20, na altura da entrada 8, quando foram arrastados por uma corrente de retorno — fluxo de água que bate na praia e volta para o fundo do mar puxando banhistas — e não conseguiram voltar à faixa de areia.

"Eu falei para eles terem cuidado, e sempre estava de olho. Foi de repente que percebi que os meninos estavam com os braços levantados", contou a mãe dos adolescentes, Vanessa Aparecida da Silva, que tem outras três crianças.

Um surfista que estava na praia conseguiu socorrer dois dos jovens, mas ao retornar no mar para resgatar os irmãos já não os encontrou. O corpo do garoto de 13 anos foi encontrado por volta das 9h30, próximo ao local onde ele teria desaparecido.

Ainda segundo o GBMAR os irmãos são de Indaiatuba, interior de São Paulo, e chegaram à praia por volta das 4h30, em uma excursão com a família.

Turismo irregular

Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou que o "turismo de um dia", como o da excursão em que os irmãos estavam, é irregular na praia de Maresias. Confira o comunicado na íntegra:

"A Prefeitura de São Sebastião lamenta muito ocorrido e informa que as forças de segurança da cidade estão investigando o fato."

"A atual gestão vem tomando medidas severas para coibir esse turismo irregular. A administração municipal em parceria com a Artesp e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) vem fazendo operações integradas de fiscalização em ônibus e vans de turismo que chegam à cidade durante a madrugada."

"No último sábado, por exemplo, a ação começou às 4h e terminou às 8h, com 17 veículos fiscalizados na Costa Norte e quatro na Costa Sul. Destes, 11 apresentaram algum tipo de irregularidade e foram autuados."

"Em São Sebastião, o destino para o chamado de 'Turismo de um dia' é o Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, que conta com toda infraestrutura de quiosques, churrasqueira, quadras, duchas e estacionamento."