Topo

Esse conteúdo é antigo

Iemenita investigado por tráfico de pessoas é preso pela PF no Amapá

Homem não teve nome ou idade revelados, mas estaria usando o estado do Amapá como rota para levar ilegalmente estrangeiros para Paris via Guiana Francesa - Polícia Federal/Divulgação
Homem não teve nome ou idade revelados, mas estaria usando o estado do Amapá como rota para levar ilegalmente estrangeiros para Paris via Guiana Francesa Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL, em Macapá

01/12/2020 14h02

Um cidadão do Iêmen, país do Oriente Médio, foi preso na manhã de hoje pela Polícia Federal durante uma investigação que apura o tráfico internacional de pessoas através do estado do Amapá.

A prisão preventiva do iemenita aconteceu em um residência localizada na zona norte da capital do estado, Macapá, onde os agentes da PF também cumpriram um mandado de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, o suspeito atuava como "coiote" e estava usando o estado do Amapá como rota para levar ilegalmente estrangeiros para Paris, capital da França, através da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, na cidade de Oiapoque, que fica a 580 km da capital.

Nem o nome e nem a idade do investigado foram informados pela PF, mas a corporação adiantou através de nota que, em caso de confirmada a responsabilidade do investigado, ele deverá responder pelo crime de "promoção de entrada e saída ilegal de estrangeiro no território nacional ou a utilização do território como rota".

A pena prevista para esse tipo de crime é de até cinco anos de reclusão. O homem foi conduzido para a superintendência da PF em Macapá, onde permanecerá preso de forma preventiva.