Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid em alta por 3 semanas leva PE a cancelar festas e shows de Réveillon

1.jan.2020 - Movimentação durante festa de Réveillon na Praia de Boa Viagem, na zona sul de Recife - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
1.jan.2020 - Movimentação durante festa de Réveillon na Praia de Boa Viagem, na zona sul de Recife Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/12/2020 19h26

Pernambuco anunciou hoje que, por causa do avanço no número de casos de covid-19 no estado, estão proibidas as realizações de shows, festas e qualquer evento similar, com ou sem cobrança de ingresso, independentemente do número de participantes. Além disso, festas de Natal e Réveillon de qualquer tipo, inclusive em condomínios, clubes e hotéis, estão proibidas.

A medida atendeu apelo feito pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, que percebeu a alta preocupante no número de casos. Hoje, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegou a 87%, o maior desde junho.

O decreto com as medidas do governo entra em vigor amanhã com a publicação de Diário Oficial. Apenas casamentos, formaturas e eventos sociais semelhantes são exceções e podem ser realizados, desde que cumpram os protocolos.

Em pronunciamento no fim da tarde de hoje, o secretário estadual de saúde, André Longo, afirmou que a semana epidemiológica 49, encerrada no sábado (5), foi a terceira seguida com alta no número de casos e internações no estado. "Saímos de um quadro de oscilações para uma tendência clara de crescimento de casos", argumentou.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, na última semana houve um aumento de 5,6% nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) suspeitos para a covid-19, na comparação com a semana 47; e de 18% em relação à semana 46.

O secretário ainda anunciou que o estado trabalha para abrir mais leitos para tratar pacientes de covid-19. "Em menos de um mês reativamos 150 leitos, os últimos 20 abertos hoje. Continuamos nesse grande esforço de mobilização de insumos e recursos humanos para garantir a assistência às pessoas", aponta.

Para tentar fazer valer as portarias, no último fim de semana, o Procon, em ação conjunta com a Polícia Militar, Bombeiros e Brigada Ambiental, vistoriou 16 estabelecimentos e interditou ou notificou sete deles.

No boletim de hoje, a Secretaria Estadual de Saúde informou que registrou 746 novos casos da covid-19, sendo 27 de SRAG, além de 22 óbitos. Ao todo, Pernambuco totaliza 191.161 casos confirmados da doença. Ao todo, até aqui, o estado teve 9.170 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Mais de 700 pessoas internadas em UTIs por causa da covid-19 ou casos suspeitos.