Topo

Esse conteúdo é antigo

8 mil pés de maconha são achados em terra indígena invadida por traficantes

Traficantes invadiram a terra indígena Caru, próximo ao município de Buriticupu, no oeste do Maranhão - Divulgação
Traficantes invadiram a terra indígena Caru, próximo ao município de Buriticupu, no oeste do Maranhão Imagem: Divulgação

Rafael Souza

Colaboração para o UOL, em São Luís (MA)

11/12/2020 12h52

Uma operação que envolveu policiais militares, Fundação Nacional dos Índios (FUNAI) e lideranças indígenas encontrou ontem 8 mil pés de maconha plantados por traficantes dentro da terra indígena Caru, próximo ao município de Buriticupu, no oeste do Maranhão.

Segundo a polícia, a plantação foi encontrada usando um drone, que visualizou cerca de três hectares de floresta desmatada. Ao chegar ao local, além dos pés de maconha, os policiais encontraram 200 kg de droga prensada e 60 kg de semente.

maconha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Os criminosos responsáveis pela plantação perceberam a movimentação, fugiram pela mata e seguem foragidos.

Ao UOL, a coronel Edilene Silva afirmou que a polícia já tinha encontrado maconha na mesma região, há duas semanas.

"No dia 26 de novembro apreendemos 320 kg de maconha prensada, também na Terra Indígena Caru. Na região haviam seis hectares de mata já suprimida. Nas duas operações, toda a droga foi incinerada", afirmou a coronel, comandante do Batalhão Ambiental no Maranhão.

A região da Terra Indígena Caru pertence a índios Awa Guajá e Guajajara. O local é alvo constante de traficantes, que invadem o território para plantar drogas. A densa mata ajuda a esconder as plantações.

maconha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação