Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico que fez procedimento em ex-passista no Rio responde por três óbitos

Erika Cristina Santos Pereira, de 41 anos, morreu no último sábado (12) - Reprodução/TV Record
Erika Cristina Santos Pereira, de 41 anos, morreu no último sábado (12) Imagem: Reprodução/TV Record

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

15/12/2020 18h20Atualizada em 15/12/2020 18h44

O médico que realizou dois procedimentos estéticos na ex-passista Erika Cristina dos Santos, 41 anos, que faleceu no último sábado (12), tem 34 anotações criminais na polícia por diversos crimes e responde por três óbitos. Entre eles, o de uma criança que faleceu durante uma cirurgia realizada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.

De acordo com o delegado André Luiz, o médico Antônio Santo Marchesan responde ainda a 20 processos administrativos no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.

"O inquérito começou esses dias, estamos monitorando o caso e esperamos ele [o médico] para prestar esclarecimentos", disse o delegado ao UOL na tarde de hoje.

Ainda segundo a polícia, Marchesan teve o registro médico (CRM) cassado em 2005 e a suspensão confirmada posteriormente, o que o impedia de realizar os atendimentos.

Em nota, o Cremerj confirmou que Marchesan teve seu registro cassado em 2008 e explicou que desde então o médico "não pode exercer a medicina e que qualquer atuação neste sentido é ilegal e deve ser investigada pela polícia".

Erika morreu no último sábado, 15 dias após realizar os procedimentos estéticos — um no abdômen e outro nos seios. A intervenção foi feita na casa dela.

A informação foi confirmada pelo marido da paciente à equipe médica do Hospital Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde ela deu entrada em estado grave. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente chegou na unidade às 14h42 com quadro de choque séptico.

"Às 16h do mesmo dia, a paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória, sendo realizadas todas as manobras de ressuscitação pela equipe médica de plantão, sem sucesso. O óbito da paciente Erika Cristina Santos Pereira foi declarado às 16h30, do dia 12", informou a pasta.

De acordo ainda com a secretaria, foi relatado na unidade que a paciente já apresentava mal-estar e antes da internação apresentou falta de ar e queda do nível de consciência.

Mãe diz que filha era vaidosa

A mãe de Erika, a aposentada Scheila Pereira, contou que a filha tinha preocupações em excesso com o corpo. O médico de confiança da família já havia negado à ex-passista a realização de novas intervenções.

"Minha filha era esteticista profissional, tinha um médico particular que sempre cuidou do corpo dela, era um médico de confiança que chegou a dizer para ela que não faria mais nada [intervenção cirúrgica no corpo]. Isso era uma doença, um vício", afirmou a mãe.

Erika deixou dois filhos e fazia planos para voltar a desfilar. De acordo com a mãe, Erika era apaixonada por samba e foi passista da Grande Rio. No hospital, a família foi informada que a paciente desenvolveu um quadro de infecção em decorrência dos procedimentos realizados.

"Eu só fui chamada para socorrer a minha filha. Não sei como minha filha encontrou esse médico que fez isso [o procedimento]", disse.