Topo

Esse conteúdo é antigo

Homens são presos com armas; PM suspeita de preparação para assalto a banco

Polícia Militar apreende armas no Recife; cinco homens são detidos - Divulgação/PMPE
Polícia Militar apreende armas no Recife; cinco homens são detidos Imagem: Divulgação/PMPE

Diogo Cavalcante

Colaboração para o UOL, no Recife

18/12/2020 16h31

Cinco homens, com idades entre 32 e 33 anos, foram presos em flagrante na noite de ontem, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (PE). Eles estavam dentro de um carro com placas clonadas, em posse de quatro submetralhadoras, duas pistolas .380 e uma capa de colete com identificação oficial da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).

Ao serem flagrados pela Polícia Militar (PM), os suspeitos alegaram que iriam executar um rival, mas a corporação desconfia que pretendiam realizar um assalto a banco.

O grupo foi localizado no bairro de Cavaleiro. A área de inteligência do 12º Batalhão da PM já monitorava os cinco suspeitos. "O carro era uma Fiat Toro com placa clonada, detectada pelo serviço de inteligência. A princípio, a ocorrência seria essa. Mas na abordagem descobrimos o armamento", explicou o tenente-coronel Fernando Júnior, comandante do batalhão, em entrevista coletiva na manhã de hoje.

Segundo o comandante, os cinco homens têm passagem pelo sistema prisional por associação criminosa, tráfico de drogas e assalto a banco. Na abordagem, foi questionada a quantidade de armas.

"Eles informaram que iriam praticar o homicídio de um rival do tráfico em Cavaleiro, mas isso dificilmente convence qualquer pessoa", explicou o tenente-coronel. "Esse tipo de armamento normalmente é utilizado nessas ações criminosas de grande poder, de retorno financeiro. Mas as informações que nos passaram foram essas. A investigação da Polícia Civil irá apurar", acrescentou.

Uma das capas de colete apreendidas tinha identificação oficial da SDS-PE, órgão equivalente à Secretaria de Segurança Pública. "Eles poderiam se passar por policiais civis. Mas isso será investigado, como esses indivíduos tiveram acesso a esse material", ponderou Fernando.

Além do armamento e das capas de colete, foram apreendidas ao todo quatro balaclavas, sete carregadores de submetralhadora, dois carregadores de pistola .380 — todos municiados —, cinco celulares e quatro veículos — o Fiat Toro clonado e outros três veículos que estavam estacionados no bairro da Imbiribeira, no Recife, em estado regular e pertencentes aos suspeitos.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que os cinco homens foram presos por "porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa" e que eles serão encaminhados a audiência de custódia. "O caso fica com a Delegacia de Cavaleiro, sob titularidade de Magno Feitosa", pontuou.

Quanto ao colete com identificação oficial, a SDS-PE disse ao UOL que "no contexto da investigação, conduzida pela Polícia Civil, se dará o esclarecimento da origem de todo o material apreendido, incluindo o referido colete".