Topo

Esse conteúdo é antigo

Manicure denuncia racismo ao pegar táxi: "Só pego preto porque preciso"

Hilda não reagiu às agressões e registrou boletim de ocorrência em delegacia - Reprodução/Facebook
Hilda não reagiu às agressões e registrou boletim de ocorrência em delegacia Imagem: Reprodução/Facebook

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/12/2020 16h29

Hilda Maria, de 36 anos, registrou um boletim na quarta-feira (16), por volta das 11h, após sofrer ataques racistas de uma motorista de táxi, identificada como Vilma, em Itapetininga (SP).

A vítima, que é manicure, recebeu a ofensa ao entrar no veículo da motorista, que teria dito que "só pegava preto porque precisava de dinheiro". A mulher embarcou em um táxi compartilhado, ou seja, havia outros passageiros além dela, mas só foi insultada quando todos desceram, exceto ela e a motorista do transporte. Ao chegarem ao destino, a taxista ainda falou: "Pode descer, macaca. Você já chegou ao seu ponto".

No momento das ofensas, Hilda disse não ter reagido contra a agressora: "Na hora, eu fiquei em choque. Não fiz nada pra ela. Depois eu desci do carro, paguei a viagem, peguei outro táxi e fui à delegacia fazer o boletim de ocorrência", contou.

Ao UOL, a manicure disse que foi a primeira vez que sofreu racismo, e complementou: "É difícil passar por uma situação dessa, ainda não caiu a ficha. Não dormi direito, foi difícil de dormir à noite", relatou. Segundo o boletim de ocorrência, não foi possível detectar a placa do veículo.

"O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Itapetininga, na última quarta-feira (16), como injúria, por uma manicure, de 36 anos, contra uma taxista. A ocorrência foi encaminhada ao 2º Distrito Policial do município, responsável pela área dos fatos", segundo a SSP (Secretária de Segurança Pública). Procurada, a prefeitura de Itapetininga não retornou o contato.