Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante busca notebook furtado com fotos de namorado que morreu de câncer

Mariana e Jhonathan ficaram juntos por dois anos, até a morte dele em dezembro - Acervo pessoal
Mariana e Jhonathan ficaram juntos por dois anos, até a morte dele em dezembro Imagem: Acervo pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

05/01/2021 18h23

A estudante Mariana Silva Assis, 24 anos, tem buscando incansavelmente encontrar um notebook furtado de sua residência em Jataí (GO) na véspera do Natal. Muito mais do que o valor material do computador, ela quer resgatar as lembranças que tinha de seu namorado, Jhonathan Cancissu, também de 24 anos, que morreu de câncer no dia 12 de dezembro. O equipamento que pertencia ao jovem foi um presente da família dele para Mariana.

A estudante relatou ao UOL que ladrões invadiram a residência da família, no bairro Residencial das Brisas 2, em 24 de dezembro. Ela lembra que os familiares ficaram fora de casa por cerca de duas horas; ao retornarem encontraram o imóvel revirado.

"Saímos para comer uma pizza e, quando voltamos, tivemos essa surpresa. Os ladrões levaram diversas roupas, dois anéis de ouro da minha mãe, a carteira dela com documentos, cerca de R$ 100 e um aparelho celular que estava quebrado", explica a estudante.

O notebook estava no quarto de Mariana e também foi levado pelos ladrões. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas, segundo a estudante, ainda não há nenhuma pista sobre o equipamento eletrônico.

"O Jhonathan fazia tratamento em São Paulo e eu sempre o acompanhava. Usávamos o notebook para assistir as aulas remotas e estudar. Quando ele faleceu, eu estava com ele e foi um momento muito complicado. A família dele se reuniu e decidiu me dar o equipamento porque todas as nossas fotos, vídeos e textos que ele fazia estavam lá", lembra Mariana.

Além de procurar a polícia, Mariana também vem usando as redes sociais para buscar pelo equipamento. Através de diversas postagens, a estudante relata sua história e pede a ajuda das pessoas para tentar encontrar o computador.

"Estava tudo muito recente, fazia apenas dez dias que eu estava com o notebook e não deu tempo de salvar nossas fotos. Como muitos criminosos costumam vender esses itens pela internet, passei a divulgar na esperança de, caso alguém ver algum notebook semelhante, avisar a polícia", acrescenta a estudante

A jovem explica que o equipamento é da marca Asus, na cor branca. E pede que se alguma pessoa tenha alguma informação sobre o notebook entre em contato com a polícia.

Mariana e Jhonathan se conheceram na faculdade. O jovem morreu em dezembro após quase dois anos de tratamento. Ele sofria de Leucemia Mielóide Aguda — tipo de câncer que atinge o sangue e a medula óssea afetando a produção de células sanguíneas. O casal ficou junto por dois anos.