Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia apreende 3 toneladas de drogas que seriam vendidas na região de BH

Investigações da Polícia Civil começaram em setembro durante uma operação de combate ao tráfico - Daniela Mallmann/Colaboração para o UOL
Investigações da Polícia Civil começaram em setembro durante uma operação de combate ao tráfico Imagem: Daniela Mallmann/Colaboração para o UOL

Daniela Mallmann

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

06/01/2021 18h52

Três toneladas de maconha já fracionada e pronta para a venda foram apreendidas em um galpão na zona rural de Ravena, distrito de Sabará (MG), cidade na região metropolitana de Belo Horizonte.

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante durante a operação. De acordo com a polícia, ele tem passagem por porte ilegal de arma e confessou o envolvimento com a organização criminosa.

As investigações da Polícia Civil começaram em setembro durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em Venda Nova. Os policiais receberam informações de que grandes quantidades da droga eram negociadas por traficantes da região e passaram a monitorar os suspeitos.

"Através de investigações, a gente foi acompanhado a movimentação desses autores de tráfico e descobrimos que eles estavam fazendo uma negociação aqui na região do bairro São Pedro, em Venda Nova, de grande quantidade de drogas", relatou à delegada responsável pelas investigações, Roberta Sodré.

Segundo as investigações, a maconha não era vendida diretamente para os usuários, mas para grandes traficantes de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana.

"Eles vendiam apenas acima de 100 kg, não trabalhavam com o varejo só com o atacado dessas drogas", explicou Sodré. "O valor de mercado no atacado é de aproximadamente R$ 3 milhões; isso aí, a gente pode até quadruplicar no varejo, nos pontos de distribuição de drogas fracionadas."

Foram 3.904 barras apreendidas com o peso entre 750 g a 1 kg cada. Segundo a polícia, há envolvimento de tráfico interestadual e possivelmente internacional. As investigações continuam para identificar o restante da quadrilha.

"Além de retirar (de circulação) uma grande quantidade de drogas que seria distribuída e geraria um custo social grande de violência e outras questões, a gente dá uma acalmada na região, porque até essa droga toda ser reposta e voltar a distribuição, a gente consegue manter por um tempo maior a estabilidade na região", concluiu a delegada.

A última apreensão expressiva da droga no estado foi em julho de 2020, quando o Departamento Estadual de Narcotráfico apreendeu duas toneladas de maconha.