Topo

Esse conteúdo é antigo

BA: Visitantes se veem presos em Parque dos Dinossauros; portão é quebrado

Juliana Almirante

Colaboração para o UOL, de Salvador

07/01/2021 12h51

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que visitantes teriam ficado presos no recém-inaugurado Parque Lagoa dos Dinossauros, em Salvador, na tarde de ontem (6).Os comentários nas redes compararam a situação com o filme de ficção científica "Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros" (1993). Em nota enviada ao UOL, a administração do parque negou que tenha trancado as pessoas e explicou que outra saída estava aberta.

Nas imagens, uma mulher afirma que um funcionário teria trancado o portão e deixado formar uma aglomeração dentro do parque. Uma outra mulher que aparece no vídeo consegue puxar o portão e acaba quebrando a estrutura para liberar a saída.

O Parque Lagoa dos Dinossauros foi inaugurado na terça-feira (5), como requalificação da antiga Lagoa dos Frades, e tem réplicas em tamanho real de dinossauros.

No entanto, diferentemente do relato, de acordo com nota da Secis (Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência), responsável pela administração do parque Lagoa dos Dinossauros, o espaço só teria sido fechado completamente depois de todos os visitantes terem saído do local.

Conforme a secretaria, o acesso ao parque pode ser feito por meio de dois portões. O horário de funcionamento é das 6h às 17h. A partir das 16h45, segundo a Secis, quem estava no local teria sido comunicado do fechamento dos portões por um funcionário do local.

Às 17h30, ainda de acordo com a secretaria, um dos portões foi fechado e foi dado um período mínimo de 30 minutos, para que os visitantes saíssem do local pelo outro acesso.

"Após isso, se aguardou que todas as pessoas saíssem do espaço por um único acesso para que o parque fosse então fechado. Só que algumas pessoas insistiram em sair pelo portão que já estava fechado, provocando tumulto, pequena aglomeração e danificando o patrimônio público", afirmou o comunicado da Secis, enviado ao UOL.

A secretaria também sustenta que, durante todo o horário de funcionamento do parque, um funcionário da prefeitura teria orientado as pessoas para que elas se dirigissem à saída correta.

A partir de hoje, a prefeitura diz que mais funcionários estarão no local para orientar as pessoas sobre o funcionamento do parque.