Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião pequeno faz pouso forçado em canavial no litoral de Pernambuco

Quatro pessoas estavam na aeronave e não se feriram - Reprodução
Quatro pessoas estavam na aeronave e não se feriram Imagem: Reprodução

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

19/01/2021 11h06Atualizada em 19/01/2021 13h51

Um avião bimotor precisou realizar pouso de emergência na cidade de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, na noite de ontem. A aeronave transportava quatro pessoas — o piloto e três passageiros.

Em depoimento dado à delegacia local, o piloto disse acreditar que uma falha no motor fez o veículo se desestabilizar, o que o obrigou a executar a manobra forçada.

O pouso aconteceu dentro das terras da Usina Santo André. Moradores da área registraram a aeronave já no chão.

O serralheiro Virgílio de Andrade percebeu um som estranho e saiu de casa para saber o que poderia ser.

"A gente ouviu um barulho e corremos para ver. A impressão é que ia cair em cima das casas. Mas acho que o piloto conseguiu livrar e caiu nas canas", conta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu ao chamado de populares, os tripulantes não ficaram feridos e nem precisaram de atendimento médico.

"O piloto realizou um pouso de emergência na área da Usina. Além dele, três tripulavam a aeronave. Todos se encontravam bem após o pouso. Sem atuação dos bombeiros", disse a corporação em nota.

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), casos do tipo são investigados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que apura circunstâncias do acidente e a aponta as responsabilidades

Procurado pelo UOL, o Cenipa informou que os dados referentes à ocorrência estão sendo coletados hoje, e prometeu uma conclusão no "menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente".

Confira a nota do Cenipa:

Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Recife (PE), realizam a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT VGQ que aconteceu, ontem (18) em Barreiros (PE).

O objetivo da investigação realizada pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes, bem como a complexidade de cada ocorrência, garante a liberdade de tempo para a investigação.

A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.