Topo

Esse conteúdo é antigo

Fernando de Noronha confirma a primeira morte por covid-19

Turistas chegam a Fernando de Noronha em outubro, após a reabertura da ilha - Geórgia Kyrillos
Turistas chegam a Fernando de Noronha em outubro, após a reabertura da ilha Imagem: Geórgia Kyrillos

Diogo Cavalcante

Colaboração para o UOL, no Recife

22/01/2021 23h28

Foi confirmada hoje a primeira morte em decorrência do novo coronavírus em Fernando de Noronha. A vítima é José Bezerra da Silva Filho, 62 anos, servidor da administração do arquipélago.

O óbito do servidor foi notificado no final da manhã de hoje à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES). Antes de morrer, ele chegou a ser transferido para o Recife, pela gravidade do seu caso.

O primeiro caso de covid-19 em Noronha foi identificado em 27 de março de 2020. Até o último dia 20 de janeiro, 377 infecções foram registradas na ilha: 296 são referentes a moradores do próprio arquipélago e 81 são consideradas casos importados (pessoas de fora da ilha que contraíram a doença).

Em nota de pesar, divulgada nas redes sociais, o administrador de Noronha, Guilherme Rocha, lamentou a morte.

"Seu Bezerra, como era conhecido na ilha, vinha trabalhando, nos últimos anos, como motorista do Posto de Saúde da Família, dando suporte aos demais profissionais da saúde, sobretudo durante as ações de combate à pandemia do novo coronavírus, no arquipélago", explicou no texto.

"Deixamos aqui o nosso reconhecimento e gratidão pela dedicação que Seu Bezerra sempre teve no desempenho de suas atividades, especialmente nesse difícil período de enfrentamento da Covid-19. À família, aos amigos e aos colegas de trabalho de Seu Bezerra, que seguem na árdua missão de salvar vidas, os nossos mais sinceros sentimentos", concluiu.