Topo

Esse conteúdo é antigo

Dupla salta de base jump de cima de carro em movimento na Ponte Rio-Niterói

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

25/01/2021 08h18

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) identificou os dois homens que pularam de paraquedas do teto de um carro em movimento na Ponte Rio-Niterói, que liga a capital Fluminense à região metropolitana. O pulo ocorreu na última sexta-feira (22), às 9h, da pista em direção à Niterói.

O vídeo da dupla praticando base jump foi publicado nas redes sociais. Segundo a PRF, um registro de ocorrência foi realizado e os homens identificados nas imagens responderão conforme as legislações penal e de trânsito.

"Apesar de não ser um esporte proibido no Brasil, como é em outras nações, a localidade escolhida e a forma como foi realizado o salto, de um veículo em movimento, causou imensurável risco de acidentes, tanto aos praticantes do esporte, quanto aos demais usuários da via".

A PRF e a concessionária que administra a via não foram comunicadas sobre a pretensão dos esportistas realizarem o salto que, segundo a PRF, foi premeditado.

O superintendente da Ecoponte, Julio Amorim, disse que a ação foi flagrada em tempo real e que as informações foram repassadas para as autoridades.

"Nossa preocupação é pelo iminente risco que foi gerado por essa ocorrência. Através do centro de controle foi possível identificar que vários veículos tiveram que desviar pela baixa velocidade imposta pelo veículo envolvido na ocorrência. Além disso, vale destacar que o local do salto, o Vão Central, é o que chamamos de canal navegável, que é um canal exclusivo para o tráfego de grandes embarcações. Então, além do risco de acidente na rodovia, existe o risco também de incidente envolvendo as embarcações", disse ele em um vídeo gravado e enviado ao UOL.

O base jump é uma modalidade esportiva que prevê a realização de saltos de prédios, penhascos e demais estruturas que permitem a queda livre em pouco tempo. A prática exige o uso de um paraquedas apropriado para baixas alturas.

Na gravação divulgada é possível ver os dois homens no interior do veículo que trafega pela Ponte Rio-Niterói. Um deles pede para o motorista diminuir a velocidade.

Neste momento, eles sobem no teto do carro em movimento e saltam. Ao caírem na Baía de Guanabara, os dois são resgatados por uma moto aquática.

O vídeo publicado no Instagram já tem 13,2 mil visualizações. Um dos saltadores foi identificado como Gabriel.

No seu perfil na internet, ele diz que é instrutor de voo duplo de parapente, paraquedista profissional, praticante de base jumper e wingsuit.