Topo

Esse conteúdo é antigo

Médica intuba dois pacientes e faz piada em rede: 'Mais um eu peço música'

Leanara Amaro Rocha, médica em hospital de campanha de Guajará-Mirim (RO), fez publicação no Instagram após intubar dois pacientes - Reprodução
Leanara Amaro Rocha, médica em hospital de campanha de Guajará-Mirim (RO), fez publicação no Instagram após intubar dois pacientes Imagem: Reprodução

Felipe Munhoz

Colaboração para o UOL, em Lençóis (BA)

27/01/2021 14h36

A médica Leanara Amaro Rocha fez uma postagem em uma rede social durante um plantão no Hospital de Campanha de Guajará-Mirim (RO), que trata pacientes com a covid-19, que causou grande repercussão e será motivo de investigação.

"Dois intubados no mesmo plantão", postou a médica em seu stories do Instagram, rindo. "Mais um eu peço música no Fantástico."

Depois da postagem feita no dia 19 de janeiro, a Prefeitura de Guajará-Mirim emitiu uma nota na qual afirma que "não concorda, não compactua e repudia de todas as formas a atitude da médica".

"Diante do acontecido, já tomamos todas as medidas cabíveis que estavam ao nosso alcance e dentro da competência do município. E continuaremos tomando todas as providências para que fatos como este não entrem em uma estatística", diz ainda o texto.

Com pouco mais de 46 mil habitantes, a 328 km de Porto Velho, Guajará-Mirim registrou — segundo o último informe da Prefeitura, divulgado segunda-feira (25) — 4.003 casos confirmados do novo coronavírus, com 38 óbitos.

Após a repercussão negativa da postagem, a médica apagou a sua conta no Instagram e divulgou uma carta aberta com pedido de desculpas pela publicação "não pensada, sem teor nenhum de maldade".

Carta Leanara - Reprodução - Reprodução
Em carta aberta, Leanara pediu desculpas por manifestação nas redes sociais
Imagem: Reprodução

"Peço publicamente desculpas a todos os conterrâneos, familiares, amigos de familiares, conhecidos, aos gestores desse município, meus colegas de trabalho e, aos principais, os meus pacientes por uma publicação não pensada, sem teor nenhum de maldade ou sentimentos ruins que foi reproduzida inúmeras e inúmeras vezes com teor totalmente diferente e discrepante do sentimento expressado naquele momento: 'Rir pra não chorar'", diz o texto.

"Jamais e por hipótese nenhuma comemoraria de maneira cruel sobre os péssimos desfechos da covid-19", afirma a médica.

Ela ainda afirmou que está com problemas de saúde e que pediu afastamento do cargo, fato também citado na nota da prefeitura.

"Neste último mês, fui afastada pelos meus colegas por exaustão profissional. Síndrome de Burnout e, mesmo estando de atestado para descansar, voltei, tive um plantão tumultuado e acabei removendo paciente grave em 8h de viagem para o Hospital Referência", lembra Leanara.

Já a nota da Prefeitura diz que "a médica já havia pedido exoneração do município no início do ano de 2021 e logo depois ficou afastada por problemas de saúde". "Uma foto repercutiu nas redes sociais no qual mostrava a grande procura da população por atendimento médico no hospital de campanha deste município. Neste ato, a médica, mesmo estando afastada e assegurada por atestado médico, se prontificou em ajudar nos atendimentos, e vinha desde então ajudando."

Secretário vê exagero na repercussão

O secretário de Saúde da cidade, Rafael Ripke, afirmou hoje ao UOL que não vê razão para a repercussão do caso.

"Isso é coisa da mídia. Eu não vejo tanto motivo para isso. Ela já se retratou, pediu desculpas por uma carta. Caso encerrado", opinou.

Apesar da afirmação, Ripke disse que a Secretaria de Saúde abriu um procedimento investigatório para apurar o caso. "Já foi instaurada investigação. Ela se retratou verbalmente. Agora o diretor do hospital vai avaliar o caso. Para mim, o caso está encerrado, mas não cabe a nós julgar", salientou.

A reportagem entrou em contato com o MP-RO (Ministério Público de Rondônia), que afirmou que oficiou a Secretaria de Saúde para que informasse eventual instauração de procedimento apuratório disciplinar.

"De ordem do Promotor de Justiça Felipe Miguel de Souza, informo que estamos aguardando a resposta da Secretaria de Saúde. Iremos aguardar a resposta do gestor para, após, analisar fática e juridicamente a situação", disse o MP-RO.

Questionado pela reportagem, o secretário afirmou que enviou na manhã de hoje o posicionamento para o MP com o pedido de investigação. Porém, por volta das 12h, o MP reiterou que ainda não havia recebido nenhum ofício a respeito.