Topo

Esse conteúdo é antigo

Três homens morrem após caírem em poço artesiano de 6 m em Itapevi (SP)

O caso aconteceu na tarde de hoje em Itapevi (SP) - Reprodução/YouTube/Brasil Urgente
O caso aconteceu na tarde de hoje em Itapevi (SP) Imagem: Reprodução/YouTube/Brasil Urgente

Beatriz Gomes e Anahi Martinho

Do UOL e Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 19h46Atualizada em 28/01/2021 21h00

Três homens, de 26, 31 e 33 anos, morreram na tarde de hoje após caírem em um poço artesiano na Estrada do Sabiá, em Itapevi, região metropolitana de São Paulo. A suspeita inicial é que um homem fazia manutenção da bomba do poço quando caiu dentro do reservatório e outros dois trabalhadores tentaram resgatá-lo, mas também "perderam a consciência" e caíram no local. Testemunhas disseram aos agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) que "havia um forte cheiro de gás no local".

A assessoria do Corpo de Bombeiros disse ao UOL que a corporação foi chamada para atender a ocorrência, mas chegando na área as vítimas já estavam em óbito, que foi atestado por médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ainda no local.

De acordo com o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, as informações iniciais são de que um homem trabalhava na manutenção de uma bomba do poço artesiano, que possui cerca de seis metros de profundidade, quando desmaiou e caiu dentro do poço.

O porta-voz disse ao programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, que outros dois rapazes que trabalhavam em uma obra próxima viram o desmaio do homem que fazia a manutenção na bomba e entraram no até o local para tentar fazer o resgate da vítima, mas "acabaram perdendo a consciência também" e ficando caídos no poço.

A assessoria do Corpo de Bombeiros disse que eles foram chamados para atender a ocorrência, mas quando as três viaturas da corporação chegaram na área as vítimas já estavam em óbito, que foi atestado por médicos do Samu ainda no local.

A suposição inicial dos bombeiros que atuaram na ocorrência é que houve o acúmulo de algum tipo de gás no local, que causou a queda das vítimas para dentro do poço e resultado nas mortes. Apesar da suspeita, no entanto, Elias destaca que a causa exata das mortes só poderá ser concluída com a necropsia nos corpos feita pela polícia científica.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) enviou uma nota ao UOL no qual explica que a GCM foi acionada para atender a ocorrência e no local os agentes foram informados por testemunhas que as vítimas teriam perdido os sentidos e desmaiado. Os presentes ainda disseram que "havia um forte cheiro de gás no local".

"O Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados e constataram os óbitos [das vítimas]. Foi solicitada perícia para o local dos fatos. O caso foi registrado como morte suspeita pela Delegacia de Itapevi, que apura os fatos", finalizou o comunicado