Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico suspeito de tomar duas doses de vacina é investigado em Pernambuco

Getty Images/BBC News
Imagem: Getty Images/BBC News

Diogo Cavalcante

Colaboração para o UOL, no Recife

03/02/2021 22h04

Um médico que atua no interior de Pernambuco está sendo investigado por, supostamente, ter tomado duas doses da vacina contra a covid-19 em cidades diferentes do Agreste do estado, num espaço de quatro dias.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o profissional foi imunizado primeiro em 22 de janeiro, na cidade de Caruaru, localizada a 136 quilômetros do Recife. Posteriormente, em 26 de janeiro, o homem voltou a tomar outra dose, desta vez no município de Lagoa do Ouro, a 265 quilômetros da capital.

A suposta irregularidade foi identificada pela Secretaria de Saúde de Lagoa do Ouro. No momento em que um servidor da pasta tentou registrar o médico no sistema de informação sobre pessoas vacinadas, constatou que seu nome já estava lá, em outra cidade.

A situação vai de encontro ao estabelecido no programa de imunização, visto que ainda está sendo aplicada apenas a primeira dose nos grupos prioritários. O fato foi comunicado à SES-PE, que encaminhou a denúncia à Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe).

O UOL procurou o Cremepe. Por meio de nota, a instituição diz que "irá instaurar sindicância para apuração do fato", que tramitará "em sigilo processual, para não comprometer a investigação", conforme o Código de Processo Ético Profissional.

A SDS e o MPPE também foram procurados mas, até a publicação desta reportagem, não responderam.