Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa de 107 anos com 80 bisnetos e 8 tetranetos é vacinada no ES

Dona Nedite, de 107 anos, recebe a vacina contra a covid no ES - Divulgação/Secretaria de Saúde de Apiacá
Dona Nedite, de 107 anos, recebe a vacina contra a covid no ES Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde de Apiacá

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória (ES)

05/02/2021 20h51

Uma idade que para muitos pode ser avançada, mas para a família da dona Maria Benedita Carvalho Pereira, de 107 anos, é só alegria. Ela foi uma das primeiras idosas vacinadas no Espírito Santo, contra a covid 19, hoje de manhã.

A senhora de olhar simples e de sorriso animador carrega consigo muitas histórias. Construiu de verdade uma grande família: são 13 filhos, 39 netos, 80 bisnetos, 65 trinetos e, acredite, mais 8 tataranetos. A maior parte dos parentes mora na mesma cidade que a idosa, em Apiacá, no sul do estado.

Nedite, como é conhecida popularmente, recebeu a visita dos agentes de saúde às 8h30. A bisneta Neuziana Rodrigues disse que a bisavó se assustou com a chegada da turma de branco, mas quando descobriu que era a vacina da covid, logo se animou.

"Ela ficou assustada quando viu as três pessoas entrando em casa. Aí explicamos que era o pessoal da imunização para dar a vacina da covid e logo ela se animou e disse que não via a hora de receber a dose para poder rever os parentes", disse Neuziana, em entrevista ao UOL.

A idosa está isolada da família há quase um ano. Só conversa com os parentes por chamada de vídeo. Lúcida é ciente dos riscos, ela sabe que deve ficar em casa para não ser infectada pelo coronavírus.

"A gente fica muito feliz de ver ela imunizada. Ela é uma mulher forte, lúcida e conta muitas histórias. Viveu um período de guerra e está sempre feliz com a gente. A vacina veio em boa hora, estávamos todos ansiosos e agora felizes", contou empolgada a bisneta.

A prefeitura de Apiacá informou que até o final da tarde hoje, 17 idosos com idades acima dos 90 anos foram vacinados na cidade. A meta, de acordo com a secretaria de Saúde, é de aplicar a primeira dose em 58 moradores que fazem parte desse grupo prioritário.

Árvore genealógica foi criada pela família

Dona Nedite, de 107 anos, com todos os seus tataranetos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Dona Nedite, de 107 anos, com todos os seus tataranetos
Imagem: Arquivo Pessoal

Para calcular tantos parentes foi preciso criar uma árvore genealógica para se chegar a aproximadamente um número. Roberta Rangel, neta da dona Nedite, foi a que ficou responsável por mapear todos os parentes. Um trabalho árduo, segundo ela.

"Eu sou a que mais tenho contato com todos os parentes. Fiz ligações para todos, um por um, e fui anotando certinho até chegar nos dados atuais. Fizemos até um grupo da família. Tem mais gente pra nascer esse ano", contou Roberta.

Nas festas de aniversário, Roberta contou que ela sempre consegue reuniu cerca de 200 parentes. "O churrasco começa de manhã e acontece o dia todo. Minha avó agora reclama quando não tem festa, mas entende o motivo da pandemia", explicou a neta.

Em contato com o UOL, Dona Nedite se mostrou tímida ao telefone, mas disse que gosta muito de ter tanta gente perto. "Eu gosto muito de ter uma família grande. Estou sentindo falta dos meus parentes. Essa vacina vai ajudar muito", contou a senhora.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a idosa Maria Benedita Carvalho Pereira tem 13 filhos, 39 netos, 80 bisnetos, 65 trinetos e 8 tataranetos. O texto foi corrigido.