Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia apreende 29 toneladas de maconha em carga de milho no MS

Droga estava escondida em um caminhão e seria entregue em Itapetininga (SP) - PRF/Divulgação
Droga estava escondida em um caminhão e seria entregue em Itapetininga (SP) Imagem: PRF/Divulgação

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

08/02/2021 18h51

A Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul apreendeu 29 toneladas de maconha que estavam escondidas em um caminhão debaixo de um carregamento de milho. O caso aconteceu hoje de manhã no km 295 da BR-267, próximo ao município de Rio Brilhante (MS), a 161 quilômetros de Campo Grande.

Esta foi a maior apreensão de maconha do ano em Mato Grosso do Sul e a maior da história da unidade policial. A operação somente foi possível graças a uma denúncia feita aos policiais sobre o feriado prolongado de carnaval, previsto para acontecer no próximo final de semana.

Ao saber que havia risco de uma carga maior de drogas entrando no Brasil, os policiais iniciaram operações em pontos estratégicos nas estradas federais, ainda que boa parte dos municípios tenha cancelado o feriado de Carnaval e nenhuma cidade do país poderá fazer festa devido à pandemia do coronavírus.

Mesmo assim, com o início da operação, a PRF não chegou a encontrar nenhum grande transporte de drogas — até que, na manhã de hoje, interceptou um caminhão para verificar a procedência da carga.

A princípio, a carga de milho do caminhão com placa de Campo Grande, parecia regular, já que o veículo estava com a documentação em ordem e o motorista, um homem de 40 anos, entregou a nota fiscal que comprovava a legalidade do transporte do cereal.

Mas chamou a atenção do policial o fato de que a nota era de quarta-feira (3) e estranharam a demora para o transporte. Ao verificar a camada abaixo do milho, os policiais encontraram maconha.

Por causa disso, as autoridades decidiram levar o veículo até uma cerealista que tinha estrutura para descarga, conseguindo assim retirar todo o milho e, assim, conseguir pesar a maconha. Ficou constatado que o caminhão transportava 29 toneladas de maconha.

O motorista informou aos policiais que a carga seria levada para a cidade de Itapetininga (SP) e confirmou ter conhecimento das drogas. Ele explicou ainda, em depoimento, que receberia o próprio caminhão como pagamento por dirigir até o destino.

Ele não tinha passagem pela polícia, mas foi preso em flagrante. As drogas e o caminhão foram apreendidos e todos encaminhados para a sede da Polícia Federal na cidade de Dourados (MS).