Topo

Esse conteúdo é antigo

Milagre? Professor constrói armadilha e captura mais de 200 mosquitos no ES

Os mosquitos capturados pelo professor Marcus Ely Vailante - Reprodução/Roberta Bourguignon
Os mosquitos capturados pelo professor Marcus Ely Vailante Imagem: Reprodução/Roberta Bourguignon

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

09/02/2021 22h12

O repelente e o ventilador não são mais suficientes para espantar os mosquitos que têm tirado a paz de moradores em Guarapari, no Espírito Santo. Um professor universitário resolveu criar uma armadilha para amenizar a situação — e ele capturou mais de 200 insetos em uma noite.

Nos últimos dois meses, a situação piora a cada noite que passa, de acordo com Marcus Ely Vailante, 47. Ele, que mora com a mulher e os três filhos, teve que arrumar uma estratégia para não ser mais alvo dos insetos.

"Tem uma semana que eu resolvi criar essa armadilha. Eu vi um vídeo na internet de uma [armadilha] semelhante e resolvi improvisar com algumas peças que um amigo meu me cedeu e criei. Eram muitos mosquitos", explicou o professor.

A armadilha foi feita com dois canos de PVC, lâmpadas de led ultravioleta, tela simples e cooler de computadores, que seriam pequenos ventiladores. A ação que ele provoca é de atrair os mosquitos para a área e assim que eles passam pelo local são sugados pelos ventiladores que ficam nos canos.

"Eles ficam presos na tela. Eu de verdade não acreditava que daria tão certo assim. Eu sabia que funcionava, agora capturar essa quantidade toda foi um susto. O equipamento tem potencial para capturar cerca de 40% a 50% dos insetos que estão na área. Desta vez foram mais de 200 presos, imagina o restante?", disse Ely, em entrevista ao UOL.

A explicação para tantos insetos assim no bairro do professor seria de um rio que está com pouco volume de água, o que ajuda a criar focos para os mosquitos. Ele disse que não faz ideia de quais tipos são, mas está preocupado dele e toda a família de serem picados pelo aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Marcus Ely Vailante e a sua armadilha para pegar mosquitos - Reprodução/Roberta Bourguignon - Reprodução/Roberta Bourguignon
Marcus Ely Vailante e a sua armadilha para pegar mosquitos
Imagem: Reprodução/Roberta Bourguignon

Prefeitura diz que limpeza no rio deve acontecer nos próximos meses

O Rio Meaípe, que seria o local que tem acumulado poças de água e grande vegetação, fica em um dos balneários mais famosos do Espírito Santo. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Breno Ramos, disse que uma limpeza está sendo planejada para acontecer nos próximos meses.

Uma reunião com a empresa responsável pelo abastecimento de água e esgoto no estado será feita amanhã, às 14h, para decidir quais serão os planos adotados para a limpeza e recuperação do local. O secretário ainda explicou que tem "empenhado esforços para melhorar a situação do rio", buscando apoio com outros órgãos ambientais.

A prefeitura de Guarapari reforçou que a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já vem realizando o serviço de fumacê em toda a região e irá continuar até que a proliferação de larvas de mosquitos diminua.