Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio altera regras do Bilhete Único para o caso de novas greves no BRT

Em caso de greve, usuários poderão realizar até três viagens com uma única passagem no período de até 2h30 - Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo
Em caso de greve, usuários poderão realizar até três viagens com uma única passagem no período de até 2h30 Imagem: Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 11h21

Se precavendo para possíveis novas greves de motoristas do BRT (Bus Rapid Transit) e outros tipos de paralisações no sistema, a Prefeitura do Rio de Janeiro alterou as regras para o uso do Bilhete Único municipal.

Agora, em caso de "interrupção ou suspensão da operação" do BRT "em decorrência de greve ou paralisação", usuários do transporte público carioca poderão realizar até três viagens com uma única passagem no período de até 2h30 em qualquer modal aceito pelo Bilhete Único.

A cobrança convencional, de até duas viagens com uma única passagem no período de até 2h30 em qualquer modal aceito pelo Bilhete Único, segue valendo para dias em que há greves, paralisações, suspensões etc.

A medida vem quase dez dias após uma paralisação de motoristas do BRT interromper a circulação do sistema nos corredores nas zonas oeste e norte da capital fluminense.

Na ocasião, o protesto foi iniciado após o consórcio que administra o sistema propor uma redução salarial para os funcionários, que ainda nem se quer haviam recebido a segunda parcela do 13º salário.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM) culpou o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) pela situação, que foi parar na Justiça. Um dia depois da greve, o democrata prometeu mudanças no sistema, mas avisou que "vai levar um tempo" até que elas se concretizem.