Topo

Esse conteúdo é antigo

Quinto corpo é identificado e encerra buscas após lancha sumir no RJ

Agora os cinco corpos foram identificados, encerrando as buscas - Arquivo Pessoal
Agora os cinco corpos foram identificados, encerrando as buscas Imagem: Arquivo Pessoal

Vinicius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

11/02/2021 09h47

A quinta vítima da lancha "O Maestro", que estava desaparecida no mar do Rio de Janeiro, foi identificada ontem pela Polícia Civil, depois de o corpo ter sido achado na terça-feira (9). José Claudio de Sousa Vieira, de 52 anos, foi encontrado por um pescador.

A Marinha do Brasil informou por meio de uma nota que no décimo dia consecutivo de operação, um pesqueiro "reportou ter avistado um corpo dentro da área de buscas, a aproximadamente 35 km a sudeste do Farol de Cabo Frio", na mesma região onde os outros quatro corpos foram encontrados.

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) "Amazonas" recolheu o corpo e encaminhou a vítima para o Instituto Médico Legal para a Enseada do Forno, em Arraial do Cabo-RJ, a fim de possibilitar seu translado e identificação, a ser "executada pelo órgão competente", explicou em nota o órgão.

O corpo do mestre de máquinas estava em avançado estado de decomposição e só foi possível o reconhecimento através da roupa que ele usava. Em um dos bolsos também havia uma carteira com os documentos pessoais. A família deve fazer o translado da vítima ainda hoje.

José estava com outros quatro amigos em uma lancha para fazer uma expedição do Rio de Janeiro ao estado do Ceará. No último dia 29 de janeiro, foi feito um último contato com os familiares. No dia 31, a Marinha foi acionada para localizar as vítimas e a lancha.

As vítimas Wilson Martins dos Santos e Ricardo José Kirst foram encontrados na quinta passada. Domingos Salvio Ribeiro de Souza e Guilherme Ambrósio de Oliveira Nascimento, no último sábado. Ambos eram do Ceará e compartilhavam a mesma paixão: o mar.

A Operação de Busca e Salvamento aos tripulantes da embarcação, coordenada pelo Salvamar Sueste, contou com a participação direta de 240 militares, tripulantes de quarto navios de busca e três aeronaves. Houve apoio também de barcos e lanchas que que navegam pela região, percorrendo uma faixa litorânea entre o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), e a Restinga da Marambaia (RJ).

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas pela Marinha. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi aberto. "Concluído o inquérito, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a a distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas", explicou a Marinha ao UOL.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o caso.