Topo

Esse conteúdo é antigo

PM usa gás lacrimogêneo para dispersar bloco de carnaval clandestino no RJ

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

12/02/2021 09h06

A Polícia Militar dispersou na noite de ontem um bloco de carnaval não autorizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A aglomeração de foliões aconteceu na localidade de Austin. Fantasiadas, inúmeras pessoas se concentraram perto de bares na região.

Com a chegada da polícia houve muita correria. A PM chegou a usar gás lacrimogêneo para dispersar a aglomeração. Não há informações sobre presos.

Em Magé, outra cidade da Baixada Fluminense, também houve aglomeração. Foliões se reuniram no centro da cidade - próximo à prefeitura. Nas redes sociais, internautas disseram que se tratava do "Bloco das Piranhas de 2021". No local, não houve tumulto.

A festa começou às 23h de ontem e se estendeu pela madrugada.

magé - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Em Magé, aglomeração é flagrada comemorando Carnaval
Imagem: Reprodução de vídeo

Na capital, a prefeitura tem monitorado e notificado organizadores de festas clandestinas marcadas para o período do carnaval. Os responsáveis poderão ser autuados. Medidas para evitar aglomeração estão previstas no Plano de Prevenção e Combate a Aglomerações que começou a vigorar ontem e se estenderá até dia 22 de fevereiro.

Com base no monitoramento, a prefeitura notificou plataformas de venda de ingressos que comercializavam entradas para festas irregulares de carnaval.

Outra medida anunciada foi o bloqueio da entrada de ônibus e vans fretadas no município do Rio, a partir das 5h de hoje. As exceções são ônibus de empresas que transportam trabalhadores e de veículos de hotéis, com a comprovação de que os passageiros são hóspedes.

A cidade também conta com monitoramento dos bairros através das câmeras do Centro de Operações da Prefeitura. A fiscalização conta com apoio da PM.

A maior parte dos blocos de carnaval do Rio comprometeu-se a não desfilar nem reunir foliões no período de carnaval.

Apesar das restrições, a cidade não está fechada para os turistas. É permitido: frequentar bares e restaurantes, praias, parques e outros locais ao ar livre. É permitido também frequentar shoppings.