Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem máscaras, 500 banhistas lotam praia de 100 m em Salvador no Carnaval

Mattheus Miranda

Colaboração para o UOL, em Salvador

15/02/2021 12h04

Um dos destinos turísticos mais belos de Salvador, a praia do Museu de Arte Moderna (MAM) registrou uma grande aglomeração de pessoas na tarde de ontem (14). As imagens obtidas pelo UOL foram feitas durante uma festa no local com cerca de 500 pessoas.

No vídeo, é possível ver moradores e turistas aglomerados na estreita faixa de areia, a maioria deles sem utilizar as máscaras de proteção.

Em contato com a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), responsável pela fiscalização das praias na capital baiana, o UOL apurou que a corporação foi acionada após denúncias anônimas. Cerca de 60 agentes realizaram uma grande operação de evacuação nas praias do MAM e da Preguiça, localizada próximo dali.

"Recebi os vídeos e organizei a equipe para iniciar a operação de retirada daquelas pessoas que ali se aglomeravam. Foram mais de 60 guardas civis e um carro da polícia militar envolvidos na ocorrência. Ao chegar no local encontramos cerca de 500 pessoas em uma praia pequena, com uma faixa de cerca de 100 metros, e com muitas pessoas sem fazer o uso da máscara", revelou Maurício Lima, Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM.

A fiscalização da guarda é feita diariamente na orla de Salvador, mas aos domingos é intensificada e ocorre de maneira conjunta, principalmente nas praias que costumam ser mais frequentadas, como Cantagalo, Boa Viagem, Ribeira, Itapuã e Piatã. No Porto e Farol da Barra, a fiscalização já ocorre de maneira permanente, inclusive com o apoio de barreira física para a interdição aos domingos e feriados.

Aos domingos e feriados, está proibida a venda de produtos nas praias de Salvador.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.584 casos de Covid-19 e 61 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa ainda que o número total de óbitos por Covid-19 no estado desde o início da pandemia é de 10.735.