Topo

Esse conteúdo é antigo

Pai é detido, e mãe e bebê desaparecem após fuga com filho de UTI no MT

Mulher tirou o filho às escondidas da UTI e saiu correndo - Reprodução/Google
Mulher tirou o filho às escondidas da UTI e saiu correndo Imagem: Reprodução/Google

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

19/02/2021 10h42

Um casal é acusado de tirar o filho recém-nascido à força da UTI neonatal do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, anteontem. O caso foi parar na delegacia, com o pai detido, e mãe e filho seguem desaparecidos.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital, os pais procuraram o local no sábado porque a mulher apresentava fortes contrações e a equipe médica decidiu fazer uma cesária, mesmo com a gravidez não estando de nove meses completos.

O parto foi um sucesso, mas a criança nasceu de 35 semanas e com 2,9 kg, fazendo com que a equipe optasse por levá-la para a UTI neonatal por conta de problemas clínicos. Um cateter chegou a ser colocado no bebê, segundo o hospital. A partir daí, os pais discordaram da decisão e passaram a criar problemas.

"Os pais entraram na visita e arrumaram uma confusão", informou o Hospital, por meio de sua assessoria de imprensa. O problema se deu porque o pai considerou que o filho estaria sofrendo com condições precárias na UTI.

"Um dos questionamentos do pai era de que o bebê estava apenas de fralda. Mas a UTI tem uma temperatura própria para que as crianças fiquem só com fralda no local", explicou a assessoria. O Hospital chegou a convocar o Conselho Tutelar para conversar com o casal e convencê-los da importância da internação.

Durante a visita e no meio da confusão com o pai, a mulher aproveitou para tirar o filho às escondidas e sair correndo. A reportagem apurou que houve correria no momento e o pai tentou fugir acompanhando a esposa, mas funcionários conseguiram fechar o portão a tempo. Mesmo assim, a mulher deixou o local com o recém-nascido nos braços.

A Polícia Civil foi acionada e enquanto ainda estava no prédio, o pai telefonou para a esposa e ela garantiu que retornaria com o bebê, mas policiais e médicos esperaram por mais de uma hora sem que houvesse retorno.

Diante da situação, o homem que não teve sua identidade divulgada, foi levado à Delegacia para ser ouvido e declarou que queria tirar o filho do Hospital porque a criança já estava bem de saúde e, portanto, não precisaria permanecer internado.

O pai assinou um Termo Circunstaciado de Ocorrência e foi liberado. As investigações irão seguir e o casal poderá ser indiciado por "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente". A mãe se recusou a dizer onde estava. Não se sabe o estado do recém-nascido, embora pai e mãe garantam que ele esteja bem.

O UOL entrou em contato com o coordenador geral do Conselho Tutelar de Cuiabá, Davino Mário de Arruda, que explicou o caso. "Nós não temos poder jurídico sobre o caso, mas acompanhamos e encaminhamos para a Promotoria, que deverá tomar as providências".

A reportagem tenta contato com os suspeitos e com a promotora Valnice Silva dos Santos, responsável pelo caso, mas até o momento não obteve retorno.

Confira a nota do Hospital Geral

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá informa que recebeu em 13/02/2021 a gestante M. S. S. em emergência obstétrica sendo imediatamente internada e submetida a cesariana de urgência. O recém-nascido [RN] necessitou de cuidados em UTI Neonatal.

No dia 17/02/2021, no período noturno, na presença do pai, a mãe demonstrou a intenção de evasão do hospital com o RN. Neste momento o HG acionou imediatamente o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. No entanto, antes da chegada dos órgãos responsáveis, a mãe conseguiu evadir-se com o RN do hospital.

Foi registrado um BO na Polícia Civil e o pai foi conduzido pela Polícia Militar à delegacia para esclarecimentos.