Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: roubos de carga caem 37% no estado em janeiro; homicídios dolosos sobem

Dados são do levantamento divulgado hoje pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) - Jarbas Oliveira/Folhapress
Dados são do levantamento divulgado hoje pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) Imagem: Jarbas Oliveira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 11h13

O mês de janeiro registrou queda de 37% no número de roubos de carga no estado do Rio de Janeiro e um aumento nos casos de homicídio doloso e crimes violentos letais comparados ao mesmo período de 2020. Os dados são do levantamento divulgado hoje pelo ISP (Instituto de Segurança Pública).

Ao todo foram 363 registros de roubo de cargo no estado no mês passado. Já em relação a dezembro de 2020, a redução foi de 21%. Considerando o último trimestre (novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021), houve declínio de 32% no paralelo com o mesmo período dos anos anteriores. Roubos de rua também tiveram uma queda considerável em janeiro, de 33%.

Já os crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte) registraram aumento de 2% na comparação entre os meses de janeiro, o segundo menor valor para o mês desde 2013. Os casos de homicídio doloso cresceram 1% no mesmo período, com 361 vítimas em janeiro.

Outros dados apontam que as mortes por intervenção de agente do estado tiveram redução de 4% no primeiro mês de 2021, assim como o roubo de veículos, que apresentou queda de 28%.

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de janeiro.

Veja os principais indicadores:

  • Homicídio doloso: 361 vítimas em janeiro. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador registrou aumento de 1%.
  • Crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte): 376 vítimas em janeiro. Na comparação com o ano passado, o indicador apresentou aumento de 2%.
  • Roubo seguido de morte (latrocínio): 13 vítimas em janeiro - este foi o segundo menor valor para o mês desde 2016. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador apresentou cinco mortes a mais.
  • Morte por intervenção de agente do Estado: 149 mortes em janeiro de 2021 - este é o menor valor para o mês desde 2018. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador apresentou queda de 4%.
  • Roubo de carga: 363 casos em janeiro de 2021. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador apresentou queda de 37%.
  • Roubo de veículo: 2.332 ocorrências em janeiro. Na comparação com 2020, o indicador apresentou queda de 28%.
  • Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 6.436 registros em janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador apresentou queda de 33%.