Topo

Esse conteúdo é antigo

Garota de 17 anos morre de covid, no 1º óbito de adolescente em Bauru (SP)

Centro de Apoio à Inclusão Escolar de Bauru, onde a jovem estudava - Reprodução/Facebook
Centro de Apoio à Inclusão Escolar de Bauru, onde a jovem estudava Imagem: Reprodução/Facebook

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

10/03/2021 12h01

Uma menina de 17 anos foi a primeira morte registrada na faixa etária abaixo dos 19 anos com diagnóstico de coronavírus na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. A adolescente, que tinha problemas neurológicos crônicos, morreu ontem depois de ter complicações da doença.

O Boletim Epidemiológico da Prefeitura confirmou a morte da menor. O UOL apurou que a garota estava internada no Hospital Regional de Bauru em estado grave e intubada e acabou não resistindo.

A reportagem confirmou que se tratava de uma adolescente com necessidades especiais que estudava na Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional). Ela estava na entidade desde 2011, quando tinha oito anos.

Ao UOL, a diretora pedagógica da Apae de Bauru, Sonia Maria Celestino, fala um pouco sobre a menina. "Ela foi uma aluna que nos trouxe muito aprendizado, devido à deficiência dela. Ela tinha uma forma desafiadora, tivemos que aprender a lidar com o comportamento dela" revela.

A diretora se emociona ao lembrar o quanto a menina era carinhosa. "Ela nos despertou um carinho gigantesco porque ela tinha um lado muito carinhoso. No momento da chegada eu já estava ali na porta para receber os alunos e ela chegava sempre e chegava com os braços pedindo abraço. O que me marcou muito", lembra, citando que a menina tinha dois outros irmãos.

A garota foi diagnosticada com Síndrome de Smith-Magenis, que é uma doença genética complexa caracterizada por um déficit cognitivo de grau variável, distúrbios do sono, anomalias craniofaciais e esqueléticas, alterações psiquiátricas e atraso no desenvolvimento motor e da fala.

A morte da jovem foi a primeira em Bauru na faixa etária considerada a mais segura contra a covid-19 e causou comoção nas redes sociais, inclusive de pessoas que não conhecem a garota. Muitos moradores da cidade compartilharam o Boletim Epidemiológico criticando a posição da prefeita Suéllen Rosim (Patriota), que vem perdendo apoio e já foi até chamada de negacionista pelo governo do estado.

Bauru chegou ao máximo na taxa de ocupação de UTI para covid-19 e está em colapso há mais de uma semana, ao mesmo tempo em que a prefeita chegou a brigar para não colocar o município na fase vermelha do Plano SP.

Ontem, além da menor, Bauru registrou outras oito mortes e o total já chegou a 451. A cidade de 379 mil habitantes já conta com mais de 29 mil casos confirmados da doença.