Topo

Esse conteúdo é antigo

'É terrível', diz irmã de estudante de medicina vítima de covid-19 em SP

Antonio Francisco Bertocco Júnior tinha 33 anos e estava na terceira gradução - Acervo pessoal
Antonio Francisco Bertocco Júnior tinha 33 anos e estava na terceira gradução Imagem: Acervo pessoal

Marcelo Casagrande

Colaboração para o UOL, em Araçatuba (SP)

11/03/2021 16h42

"Meus pais estão destruídos, revoltados, chateados."

O desabafo é de Thais Bertocco, irmã do estudante de medicina Antonio Francisco Bertocco Júnior, de 33 anos, que morreu por complicações da covid-19, em Penápolis (SP), a 490 km de São Paulo.

A jovem, que é médica, acompanhou de perto os últimos dias de vida do irmão. Foi ela quem deu apoio psicológico para a família e monitorou o atendimento dado a ele na UTI.

"Ele me ligava, pedia para que eu voltasse para o hospital e dizia que estava ansioso, nervoso. Achava que, eu estando ao lado dele todo o tempo, nada de ruim poderia acontecer", conta.

Thais tenta buscar forças para seguir em frente após a perda do irmão. Ao UOL, ela disse que o irmão estava reagindo bem ao tratamento logo que descobriu a doença. No entanto, de uma hora para outra, o pulmão começou a ser comprometido de forma rápida. Foi preciso ministrar medicamentos fortíssimos.

"Dois dias antes da morte, a gente tinha bons resultados de exames. Mas ele teve uma pneumonia associada. E isso levou a uma infecção generalizada e, consequentemente, à morte", relata.

A morte veio após cinco dias de internação na UTI. Bertocco Júnior é de Avanhandava (SP), a 479 km de São Paulo. Só que a cidade não tem hospital, por isso, ele precisou ser tratado no município vizinho.

Sonhava ser médico

O estudante de medicina tinha diabetes e sonhava em ser endocrinologista. Ele estava no sexto semestre da graduação, e essa era a terceira faculdade que cursava — já era formado em história e enfermagem.

"O sonho de ser médico era tão grande que ele teve influência na minha escolha pela medicina. Meu irmão era muito inteligente e começou a realizar o sonho no momento certo, depois de amadurecer", conta Thais.

Bertocco Júnior gostava de rock, era caseiro e seguia uma vida em defesa dos animais. Ele dividia a rotina de estudos com o trabalho em uma indústria, onde fazia a triagem de covid-19 dos trabalhadores.

Por atuar na área da saúde, Bertocco Júnior foi imunizado contra o coronavírus. Ele recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Porém, não teve tempo de receber a dose de reforço e não desenvolveu os anticorpos.

O estudante era o mais velho de três irmãos. No ano passado, acompanhou o parto do sobrinho de dentro do centro cirúrgico.

"Psicologicamente, é terrível. Se as pessoas que não se cuidam pudessem estar dentro de uma UTI covid, elas pensariam muito antes de levar essa vida que estão levando", lamenta a irmã.