Topo

Esse conteúdo é antigo

Arena com futebol society e 200 pessoas é fechada por aglomeração em PE

Pelos menos 84 pessoas foram presas durante ação - Procon-PE/Divulgação
Pelos menos 84 pessoas foram presas durante ação Imagem: Procon-PE/Divulgação

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

16/03/2021 11h38

Uma partida de futebol society que aglomerava mais de 200 pessoas foi encerrada durante ação do Procon-PE, em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife (PE). Entre as pessoas presentes, a maioria sem máscara de proteção, estavam crianças e adolescentes. Segundo o Procon-PE, 84 pessoas foram detidas por descumprirem as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

O evento ocorreu na noite de ontem, no mesmo dia em que o governo de Pernambuco decretou quarentena de dez dias. Comércios, praias, parques e até igrejas estarão fechados até o próximo dia 28.

A partida na Arena Tsumani mantinha transmissão ao vivo via rede social. No campo, ao perceber a chegada dos órgãos de fiscalização, a organização apagou as luzes e uma fuga em massa se inciou. No entanto, a Polícia Militar conseguiu deter 84 pessoas.

Segundo Procon-PE, a partida de ontem descumpria diversos pontos das novas medidas do Governo de Pernambuco. Somente o futebol profissional, e sem torcida física, está permitido até o próximo dia 18, quando será iniciado o lockdown.

Ainda segundo o Procon-PE, além dos responsáveis, dois jogadores e o narrador da partida, apontados como as principais atrações do evento, também foram responsabilizados pela aglomeração.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa dos presos para comentar os fatos. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, alerta que o estado não conseguirá reduzir os números da covid-19 sem a colaboração da população.

Partida contou com transmissão ao vivo no Facebook - Reprodução - Reprodução
Partida contou com transmissão ao vivo nas redes sociais
Imagem: Reprodução

"É preciso haver uma maior conscientização. Não dá para o estado acabar com a pandemia sozinho. É uma luta coletiva", disse ao UOL.

O gestor acrescentou que a situação em Pernambuco ainda pode piorar caso as medidas restritivas continuem sendo ignoradas por parte da população. "Tudo pode se agravar e muito. E não vai ser por falta de aviso. As pessoas precisam colaborar. Estamos pedindo sempre mais compreensão", ressaltou.

Pandemia em Pernambuco

Segundo o último boletim oficial, divulgado na noite de ontem, Pernambuco alcançou 95% de taxa de ocupação das UTIs disponíveis para pacientes com covid-19.

A escala de casos confirmados e óbitos no estado obrigou o governo a decretar lockdown em todo o território pernambucano. O endurecimento das medidas de combate ao vírus tem início na quinta-feira (18) e segue até 28 de março.

Pernambuco totaliza 318.449 casos confirmados da doença, com 11.411 mortes.