Topo

Esse conteúdo é antigo

Funcionárias de UPA são agredidas por acompanhante de paciente em SP

Segurança teria se escondido; funcionários relatam outras agressões - Reprodução
Segurança teria se escondido; funcionários relatam outras agressões Imagem: Reprodução

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

17/03/2021 17h18

Duas funcionárias de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Bauru (SP), cidade a 340 km de São Paulo, foram agredidas por uma acompanhante de um paciente que aguardava atendimento. O caso aconteceu na unidade de Vila Ipiranga e foi registrado por imagens.

Uma mulher chegou pouco antes das 12h de ontem na UPA acompanhando um paciente que, de acordo com os funcionários da Unidade, não se enquadrava em caso de prioridade. Mesmo assim, o rapaz, que é irmão da suposta agressora, recebeu classificação prioritária.

As funcionárias da UPA informaram que, em menos de 15 minutos de espera, a acompanhante começou a se alterar e passou a arrumar confusão, entrando em agressões contra uma enfermeira e uma técnica de enfermagem que prestam serviço ali há anos.

A enfermeira agredida nas filmagens é Juraci Maria Fernandes, 54 anos, que chegou a ser internada e quase precisou ser intubada por trabalhar na linha de frente do coronavírus, mas que retornou ao trabalho assim que se curou. Colegas da UPA confirmaram que a enfermeira foi agredida verbalmente antes de ser empurrada e sofrer ameaças. A suposta agressora teria acertado o rosto e quebrado os óculos da profissional de saúde.

A reportagem apurou que, neste momento da briga, outra funcionária — identificada como Lilian de Farias Silva, 29 anos, técnica de enfermagem — interferiu para evitar novas agressões e acabou levando um soco no rosto. A técnica também voltou ao trabalho depois de ter sido diagnosticada com coronavírus.

Em conversa com o UOL, uma funcionária que pediu para não ser identificada confirmou as agressões e afirmou que não é um fato isolado. Uma profissional afirmou que casos de violência verbal são frequentes, mas outros pacientes já partiram para a agressão física, inclusive uma médica tendo sofrido semanas atrás. "Semana passada uma médica apanhou aqui dentro", conta

No caso específico, a funcionária confirma que havia um segurança para proteger o local e os servidores, mas afirmou que o homem teria se escondido no momento das agressões ao invés de ter interferido a favor das funcionárias.

A Prefeitura de Bauru divulgou nota oficial informando que acionou a empresa de segurança, que é terceirizada, por conta do fato e irá apurar a ocorrência.

"A Secretaria de Saúde informa que uma acompanhante de um paciente da UPA Ipiranga agrediu duas funcionárias da Unidade na tarde desta terça-feira, 16. As servidoras registraram Boletim de Ocorrência contra a agressora, que chegou na Unidade havia 14 minutos. A Secretaria também notificou a empresa de vigilância, uma vez que o vigia não interveio na agressão", diz nota.