Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente com covid-19 teme intubação e foge de hospital no Paraná

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

17/03/2021 15h12Atualizada em 19/03/2021 06h45

Um paciente de 45 anos com covid-19 que recebia oxigênio no HU (Hospital de Universitário) de Londrina, a 390 km de Curitiba, teve uma crise de ansiedade no ambulatório e fugiu hoje do local. A equipe médica que o atendia disse que ele temia ser intubado, informou o hospital.

A cena da fuga na rua foi registrada durante a manhã por uma pessoa que estava no lado de fora da unidade. As imagens mostram quatro profissionais paramentados correndo atrás do paciente até alcançá-lo na esquina.

"Paciente com covid fugiu do quarto. Vê se pode, olha o cara correndo. O cara com covid fugiu do quarto, cara, é brincadeira. Agora aqui no HU de Londrina. Não dá para acreditar, não. Os enfermeiros correram para buscar aqui na avenida", comentou o homem que registrava a fuga.

Ao UOL, o HU esclareceu que o paciente chegou ontem à unidade e "apresentou tentativa de evasão atribuída a crise de ansiedade por estar experienciando a superlotação que enfrentamos diariamente".

"Ao ser indagado sobre o seu motivo de fuga, o mesmo referiu ter medo e angústia relacionados ao possível agravamento do quadro clínico e a possibilidade de ser intubado, fatos estes que motivaram sua saída do ambiente hospitalar, sem prévia autorização", confirmou em nota.

Depois de ser imobilizado na rua, os profissionais "acomodaram o paciente em maca, com instalação de máscara de oxigênio e realizaram o transporte ao leito, onde o mesmo estava internado".

"A equipe médica avaliou prontamente o paciente, solicitou exame de imagem, o mesmo permanece em rigorosa observação médica e multiprofissional, recebendo a terapia medicamentosa e oxigenioterapia necessárias", acrescentou o HU. Ele também recebeu atendimento psicológico e conversou com a esposa por videochamada.

Londrina tem 41.834 casos confirmados, sendo 40.269 recuperados. Foram 817 óbitos resultantes da doença.