Topo

Esse conteúdo é antigo

Presos são vacinados contra covid antes de grupos prioritários em Sorocaba

Cerca de 200 presos idosos da penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, em Sorocaba (SP), foram vacinados contra covid-19 - Divulgação/SAP
Cerca de 200 presos idosos da penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, em Sorocaba (SP), foram vacinados contra covid-19 Imagem: Divulgação/SAP

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

25/03/2021 15h06Atualizada em 25/03/2021 19h01

Aproximadamente 200 detentos da Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, em Sorocaba (SP), foram vacinados contra a covid-19, parte deles estava fora do cronograma de imunização divulgado pelo governo do estado.

O caso veio a público após denúncia anônima feita ao Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo). A entidade explica que cerca de 150 presos no regime fechado e outros 50 do semiaberto, na faixa etária entre 60 e 80 anos receberam doses da vacina no último sábado (20).

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba confirmaram que houve a vacinação. A prefeitura alegou que a decisão de vacinar os detentos foi para evitar perdas técnicas de doses.

A gestão municipal explicou que ela cedeu as doses da vacina para a SAP e que profissionais da penitenciária ficaram responsáveis por fazer a imunização dos detentos. A interlocutora regional de imunização do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Evelyn de Abreu Tagliarini, enviou um email informando que caberia aos municípios se organizarem para "efetuar a imunização desta população", citando os grupos que estão sendo vacinados no momento pelo governo do estado.

A SAP, por sua vez, confirmou que houve vacinação de idosos fora da faixa etária prioritária e justificou que foi para evitar perdas técnicas. Segundo a secretaria, houve sobra de vacina nos frascos. O órgão alegou que a vida útil é de poucas horas, o que poderia inutilizar as doses, caso houvesse devolução para a prefeitura. Por isso, a opção foi de vacinar seguindo a faixa etária em ordem decrescente quando se encerraram os detentos na idade prioritária.

Atualmente, a vacinação no estado de São Paulo está na faixa etária acima dos 69 anos, mas quando aconteceu a imunização na Penitenciária em Sorocaba, a campanha era para a faixa acima de 72 anos. A SAP não informou quantos, dos 200 detentos, estavam abaixo dessa faixa etária.

Confira a íntegra da nota da prefeitura de Sorocaba

Essa é uma determinação do Governo do Estado, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) (conforme e-mail, anexo), que decide que os municípios que têm unidades prisionais devem efetuar a imunização de detentos idosos.

Ou seja, não houve nenhuma irregularidade e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação segue sendo fielmente cumprido pelo município. Sorocaba realizou essa imunização ao final do expediente da ação de vacinação, utilizando doses ainda disponíveis em frascos abertos, uma vez que as mesmas têm até seis horas de validade, após abertura do frasco.

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Administração Penitenciária:

A Secretaria de Administração Penitenciária pediu esclarecimentos imediatos aos diretores das unidades prisionais de Sorocaba sobre as circunstâncias que envolveram a vacinação de parte dos detentos. A responsabilidade pela estratégia de vacinação local é da Prefeitura de Sorocaba.