Topo

Esse conteúdo é antigo

Após lockdown, Araraquara terá barreiras sanitárias por 5 dias

Comércio vazio de Araraquara (SP) durante os dias de lockdown; cidade terá barreiras sanitárias por 5 dias - Reprodução
Comércio vazio de Araraquara (SP) durante os dias de lockdown; cidade terá barreiras sanitárias por 5 dias Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 11h46

A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, vai instalar barreiras sanitárias por cinco dias para impedir a entrada de pessoas que não residam no município e inibir a circulação de motoristas. Os dois decretos com essa e outras medidas foram publicados no sábado (26) pela prefeitura, em mais uma medida para tentar contar o avanço da covid-19.

O decreto municipal nº 12.526 dispõe sobre a antecipação, para os dias 31 de março e 1º de abril de 2021, dos feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, e determina, em caráter excepcional e temporário, medidas mais restritivas, entre elas, as barreiras sanitárias, que vão vigorar de 31 de março a 4 de abril.

Com isso, durante o recesso, para entrar no município será necessário apresentar laudo de teste negativo para a covid-19, emitido em prazo inferior de 48 horas. A medida valerá para abordagens a veículos particulares e no transporte intermunicipal. Nesse período os serviços de transporte público serão suspensos.

"O que nos preocupa é esse feriado estendido na cidade de São Paulo, assim como o fechamento dos municípios da baixada santista e litoral norte. Eles estão corretos, mas muita gente poderá vir para o interior do Estado e nós não podemos deixar que todos os esforços que fizemos até agora para controlar a pandemia sejam prejudicados. São conquistas que não podemos perder", disse o prefeito Edinho Silva (PT).

De acordo com o decreto municipal não será permitido o serviço delivery para o comércio em geral, enquanto bares, restaurantes e similares podem, exclusivamente, fazer entrega.

Já as agências bancárias não poderão ter atendimento presencial durante o período, sendo permitido apenas o autoatendimento, facultada presença de funcionário. Seguem proibidas reuniões que configurem aglomerações de mais de cinco pessoas em residências, áreas de lazer, chácaras e locais similares. Há previsão de multa para quem descumprir as medidas restritivas.

Há pouco mais de um mês, a cidade realizou um lockdown de 10 dias. No dia 26, Edinho afirmou que em 24 horas a cidade não registrou mortes por covid-19 e falou também da redução na ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por pacientes com o novo coronavírus.

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura ontem (28), Araraquara registrou 48 casos positivos de coronavírus no domingo. Agora a cidade tem um total de 17.161 casos. Foram notificados, até o momento, 325 óbitos decorrentes de coronavírus.