Topo

Vans escolares irão transportar corpos de vítimas da covid-19 em São Paulo

Veículo de transporte escolar - Folha Imagem
Veículo de transporte escolar Imagem: Folha Imagem

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

30/03/2021 04h00

Sem aulas presenciais na capital paulista, 130 motoristas de vans escolares se candidataram para transportar corpos de vítimas da covid-19 dos hospitais para os cemitérios. Os veículos passarão por adaptações e começam a circular hoje.

Segundo o presidente do Sindicato dos Transportes Escolares, Wesley Florêncio, a empresa Era Técnica Engenharia Construções e Serviços, contratada pela prefeitura de São Paulo, pediu para que o representante da categoria informasse os motoristas da possibilidade de usar o veículo para essa finalidade.

"Alguns motoristas acharam uma péssima ideia, porque depois vão transportar alunos dentro das vans. Mas outros acabaram se candidatando, já que estão sem renda há um ano", explicou Florêncio.

A prefeitura, por meio de nota, informou que a contratação da empresa em questão é um dos esforços para "reduzir o sofrimento dos familiares" das vítimas de covid-19. O contrato do governo municipal permite que a Era Técnica Engenharia faça a subcontratação de 50 veículos particulares do tipo van, minivan ou furgão, além de quatro veículos de passeio.

A gestão de Bruno Covas (PSDB) se limitou a dizer que "não há contratação de veículos escolares que prestam serviço municipal".

O UOL questionou se a prefeitura iria autorizar o uso das vans que prestam serviço para alunos da rede privada e qual seria o procedimento de segurança, mas não obteve resposta.

Florêncio explicou que aos motoristas serão oferecidos materiais de segurança como máscaras e luvas.