Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Cidades do RJ juntam calendário de vacinação

 Matthew Horwood Colaborador Getty Images
Imagem: Matthew Horwood Colaborador Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/04/2021 10h21

Rio de Janeiro, Maricá, Niterói e Itaguaí anunciaram que irão unificar o calendário de vacinas depois da imunização de todos os idosos nas cidades. A decisão vai contra decreto (não obrigatório) do governo estadual, que anunciou essa semana um plano para todo o estado carioca.

A previsão é que os municípios comecem a vacinar pessoas de 59 a 45 anos a partir do dia 26 de abril. Dentro dessa faixa etária, serão priorizados:

  • portadores de comorbidades ou deficiência permanente
  • trabalhadores da saúde, educação e serviços de limpeza urbana
  • policiais civis e militares
  • guardas municipais
  • bombeiros
  • agentes penitenciários em atividade.

Para esse grupo, a previsão é encerrar a vacinação no dia 29 de maio. A divisão será feita por idade a cada dois dias, 26 e 27 de abril para pessoas com 59 anos, por exemplo. "Já que não há vacina para todos, devem valer critérios técnicos e científicos. O que importa é o compromisso desses quatro municípios de assegurarem critérios de acordo com o grau de periculosidade da doença para a população", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM).

Para comprovar que faz parte de um dos grupos prioriorizado, as prefeituras informaram que será necessário levar um holerite no dia da vacinação. No caso de pessoas com comorbidades, os municípios estão seguindo as mesmas incluídas na lista do Programa Nacional de Imunizações. São elas: diabetes, hipertensão arterial greve, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, anemia, câncer, entre outras. Será necessário apresentar um atestado médico que comprove a condição de saúde.

Bares e restaurantes devem reabrir a partir de sexta no RJ

Em decreto publicado no Diário Oficial, a prefeitura do RJ informou uma reabertura gradual a partir do dia 8 de abril para bares e restaurantes. O atendimento presencial nesses estabelecimentos deve ocorrer até 21h.

Já as escolas serão reabertas a partir de segunda-feira para parte administrativa. As aulas presenciais, segundo o decreto, estão autorizadas a partir de terça, mas apenas para escolas que já haviam retornado antes das últimas restrições.