Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia Ambiental recebe denúncia e multa homem por manter jiboia em sítio

Jiboia era mantida como animal de estimação em Dracena (SP) - Divulgação/Polícia Ambiental
Jiboia era mantida como animal de estimação em Dracena (SP) Imagem: Divulgação/Polícia Ambiental

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

04/04/2021 19h41

A Polícia Militar Ambiental apreendeu uma jiboia de 1,2 metro em um sítio, ontem, em Dracena (SP). O animal silvestre era mantido como bicho de estimação de um homem de 24 anos, que não quis se identificar. Ele foi autuado em R$ 500 por manter o réptil preso sem permissão das autoridades locais.

Os agentes de segurança pública chegaram ao local depois que receberam uma denúncia anônima. No imóvel, o jovem foi informado da ocorrência e permitiu que a equipe entrasse na residência para averiguar o caso.

Após revistar o local, os policiais encontraram a jiboia e explicaram ao proprietário do bicho que ele seria autuado por manter o animal em cativeiro. O homem não apresentou nenhuma resistência e autorizou que a cobra fosse levada para o Parque Estadual do Rio do Peixe.

O dono do animal afirmou aos policiais que a jiboia havia aparecido em sua casa e que ele a retirou do local em segurança, mas dias depois ela havia retornado, por isso ele optou por mantê-la na residência como um animal de estimação que, nas palavras do homem, era "muito bem criada".

Homem foi multado por manter jiboia - Divulgação/Polícia Ambiental - Divulgação/Polícia Ambiental
Homem que mantinha jiboia em Dracena (SP) foi multado
Imagem: Divulgação/Polícia Ambiental

Animal era mantido sem autorização

A Polícia Ambiental, no entanto, esclareceu que não é permitido criar animal silvestre em casa sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

A única forma de criar uma jiboia legalmente é adquirindo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou por algum órgão estadual/distrital, o que não foi o caso.

Em conversa com o UOL, o biólogo Thomaz Girotto, conhecido nas redes sociais como Bicho Paulistano, explica que houve uma ilegalidade na decisão do homem. "Para ter uma serpente dessas, precisa entrar em contato com o criadouro porque o animal vem chipado, com o documento, com o seu nome e sua identidade (RG)", explica.

Animal foi devolvido para a natureza

O biólogo conta que uma jiboia não confere risco para as pessoas. "Uma jiboia não conseguiria ingerir uma pessoa, precisaria ser uma sucuri. Ele conta que o fato de ser resgatada por pessoas que não têm conhecimento técnico pode machucar o animal.

Segundo informações dos policiais, o animal não apresentou nenhum ferimento e estava muito saudável. Por conta disso, os veterinários que realizaram o atendimento dele permitiram que a jiboia fosse devolvida ao seu habitat natural.

Sobre a devolução do animal, Thomaz Girotto concorda. "Réptil, anfíbio, animais menos emocionais e mais instintivos se adaptam rapidamente porque não criam um vínculo com seu dono. Eles não perdem seu instituto, não precisas de uma adaptação", afirma.