Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiscalização faz mais de 10 mil autuações no feriado antecipado no Rio

Fiscalização da Prefeitura do Rio em estabelecimentos após o decreto com medidas mais restritivas que vão até 8 de abril - Divulgação/Prefeitura Rio
Fiscalização da Prefeitura do Rio em estabelecimentos após o decreto com medidas mais restritivas que vão até 8 de abril Imagem: Divulgação/Prefeitura Rio

Do UOL, em São Paulo

05/04/2021 15h47

Nos dez dias do feriado antecipado no estado do Rio de Janeiro, a fiscalização da Prefeitura da capital registrou um total de 10.238 autuações - entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias - com 130 estabelecimentos fechados e 819 multas a ambulantes, restaurantes e bares que desrespeitaram as medidas que entraram em vigor no dia 26 de março.

Somente ontem, foram registradas 1.042 autuações, com 211 multas a estabelecimentos e ambulantes, além de nove interdições de bares e restaurantes, em funcionamento fora do permitido pelas determinações atuais.

Apesar do recesso de dez dias ter terminado ontem, as medidas restritivas publicadas no decreto n° 48.644 foram prorrogadas até o fim da próxima quinta-feira (8).

Órgãos não essenciais da administração pública voltaram a funcionar hoje, mas com a prorrogação do decreto, bares e restaurantes só poderão reabrir a partir de sexta-feira (9). Praia, comércio ambulante, parques e cachoeiras também continuam proibidos.

As escolas, que também reabririam hoje, devem permanecer fechadas após decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio). A decisão, em caráter liminar, foi tomada pelo Plantão Judiciário ontem (4), a pedido de um grupo de vereadores e deputados estaduais. O MP-RJ (Ministério Público do Rio) se opôs à suspensão.

A Justiça considerou que o município do Rio está classificado como bandeira roxa (risco muito alto para a covid-19) e que a taxa de ocupação de leitos de UTI para a doença é considerada "crítica" em todo o estado.