Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre a ex-vereadora Madalena Leite, primeira travesti eleita em Piracicaba

A ex-vereadora Madalena Leite foi assassinada em Piracicaba na madrugada de hoje - Divulgação / Câmara de Piracicaba
A ex-vereadora Madalena Leite foi assassinada em Piracicaba na madrugada de hoje Imagem: Divulgação / Câmara de Piracicaba

Do UOL, em São Paulo

07/04/2021 13h06Atualizada em 07/04/2021 15h08

A ex-vereadora de Piracicaba Madalena Leite, de 64 anos, foi encontrada morta hoje, com lesões na cabeça. Com 64 anos, a ex-parlamentar foi a primeira travesti eleita para ocupar um cargo na Câmara Municipal da cidade.

De acordo com informações repassadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) ao UOL, o corpo foi encontrado no início da madrugada, na casa da ex-parlamentar, localizada na Rua Militão Prates Ferreira, na Vila Sônia.

Policiais Civis chegaram ao caso após a PM ser acionada para atender a ocorrência.

Uma testemunha que frequentava a casa de Madalena Leite tinha a chave do local, e foi quem encontrou o corpo e repassou informações sobre o caso para a polícia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também esteve no local dos fatos, onde foi constatada a morte.

O caso foi registrado como homicídio simples na Delegacia Seccional de Piracicaba e encaminhado para Deic para continuidade das investigações.

A polícia não informou se há suspeitos para o crime.

De líder comunitária ao cargo de vereadora

Madalena Leite foi eleita em 2012 pelo PSDB, com 3.035 votos. A parlamentar tinha atuado por mais de 20 anos como líder comunitária e era popular na cidade por usar acessórios considerados femininos.

Negra, com cerca de 1,80 de altura e com apenas o ensino fundamental completo, Madalena Leite nasceu em um corpo masculino, mas há mais de 40 anos se identificava como mulher.

A parlamentar chegou a disponibilizar seu gabinete para tirar dúvidas da população com relação às listagens de inscritos no Programa de Moradias Populares do Governo Federal "Minha Casa Minha Vida", em parceria com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Casa Paulista e Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).