Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher confunde gravidez com gastrite e descobre bebê na véspera do parto

Ana Paola Toledo descartou gravidez por conta do uso contínuo de anticoncepcional  - Reprodução/Redes Sociais
Ana Paola Toledo descartou gravidez por conta do uso contínuo de anticoncepcional Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

08/04/2021 21h59Atualizada em 08/04/2021 21h59

No dia 1º de abril, Ana Paola Toledo de Souza, de 29 anos, foi surpreendida ao descobrir que estava em trabalho de parto, sem nem saber que estava grávida.

O caso aconteceu em Cubatão (SP). A jovem conta que durante a gestação confundiu os sintomas com os de gastrite, e que até mesmo os médicos não desconfiaram de que ela pudesse estar esperando um bebê.

"Tudo começou ano passado, no mês de agosto. Eu sou viciada em café até começar a ter muita azia e não conseguir tomar mais", detalhou Ana Paola.

A jovem explicou que tomava anticoncepcional desde os 21 anos, sem intervalo entre uma cartela e outra, e que por isso estava acostumada a não menstruar, descartando qualquer possibilidade de estar grávida.

"Fui ao médico e tudo indicou gastrite. Meu estômago inchava e eu não tinha enjoo, apenas não tinha apetite. Tudo que eu comia me estufava rápido", lembra, afirmando que a médica chegou a receitar medicação para o problema, além de um encaminhamento para um especialista.

"Ao tentar marcar, a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] não estava disponível. Disseram que para marcar gastro, só daqui 3 meses", conta a nova mamãe, dizendo ter ficado revoltada com a demora para a consulta.

Ana Paola ainda tentou um exame de endoscopia na rede privada, também sem sucesso.

"Disseram que apenas com o pedido do gastro e teria de passar com ele", explica a jovem.

Nos meses seguintes, ela continuou sentindo os sintomas de gastrite. Trabalhando em pé, ela também notou um inchaço estranho, que julgou ser um problema de circulação. O desconforto cresceu ao ponto de fazê-la pedir demissão.

"Fiquei em casa jogando games, ganhando uns quilinhos, porém, nada de barriga de grávida, apenas estômago inchado. Não sentia sequer um batimento, muito menos um chute", conta, garantindo que identificava apenas uma azia incomum.

Ana recorda que no primeiro dia de abril acordou com muita cólica e com a barriga rígida, além de um líquido branco na urina.

"Fui pesquisar na internet e tudo o que eu estava sentindo constava que eu estava entrando em trabalho de parto", lembra.

Segundo ela, ninguém acreditou na possibilidade, mas, mesmo assim, a moça ficou desconfiada e procurou o hospital. Sem ter como fazer o exame de sangue para confirmar as suspeitas de maneira rápida, ela fez um teste de farmácia e, chocada, descobriu que estava grávida.

Ela conseguiu um encaminhamento para um hospital referência, onde exames detectaram infecção urinária, que poderia causar problemas no parto. Apesar do susto, Ana conta que foi muito bem tratada e que o processo para dar à luz foi tranquilo.

"Não deu tempo de fazer pré-natal, saber o sexo antes do parto, simplesmente nasceu uma menina linda, perfeita e saudável", conta, explicando como decidiu o nome da filha.

"Enquanto a médica retirava minha placenta, meu namorado pesquisava o significado do nome Manuelly, que coincidiu no que acabamos de viver. Deus conosco, o significado do seu nome", revela.

"Foi inesperado, não foi planejado, mas foi nosso melhor presente. Deus é tão perfeito, que a nossa Manu, nasceu super saudável. Eu não me cuidei a gestação inteira, tomei vários medicamentos por conta da gastrite, remédios para azia, faço uso do gardenal, pois desde pequena tenho crise convulsiva", completou.

Manuelly nasceu no dia 03 de abril e foi muito bem recebida pela família. Todos os exames apontaram que o bebê, a despeito do caso raro, nasceu saudável e sem nenhuma sequela.