Topo

Esse conteúdo é antigo

PR: Vereadores foram vacinados como motoristas de ambulância, diz TCE

Não há registro de que os políticos tenham exercido a profissão de motorista de ambulância - Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Não há registro de que os políticos tenham exercido a profissão de motorista de ambulância Imagem: Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/04/2021 18h56

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) pediu explicações a quatro municípios do estado por supostas irregularidades na vacinação contra a covid-19. O Tribunal apurou que um prefeito, três ex-prefeitos e 14 vereadores de cidades do interior do Paraná teriam furado a fila.

Ainda segundo o TCE, consta nos registros que a maior parte destas pessoas teriam usado como justificativa o fato de serem motoristas de ambulância. No entanto, não há registros de que eles exercem essa profissão. Alguns dos envolvidos foram vacinados sob a justificativa "outros", sem maiores explicações.

Em nota publicada no site, o TCE não divulgou em quais municípios isso teria acontecido e nem quem foram as pessoas que teriam furado a fila da vacinação. O UOL solicitou as informações ao tribunal e aguarda resposta. As prefeituras têm cinco dias para justificar o caso.

O Tribunal ainda questionou estes municípios sobre casos de multivacinados, ou seja, quando um mesmo CPF foi usado diversas vezes para a vacinação.

De acordo com o coordenador-geral de fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres, é improvável que falhas técnicas justifiquem as supostas ilegalidades. "Essa hipótese pode ser descartada, já que tanto os casos de agentes políticos fura-filas quanto de multivacinados ocorreram somente em municípios de médio e pequeno porte. Nenhum caso foi registrado em Curitiba, Maringá e Ponta Grossa, por exemplo", explicou.