Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Duque de Caxias é flagrado aplicando vacina e alega 'encenação'

Washington Reis (MDB) é visto aplicando vacina contra a covid-19 em um homem  - Reprodução de vídeo
Washington Reis (MDB) é visto aplicando vacina contra a covid-19 em um homem Imagem: Reprodução de vídeo

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

12/04/2021 09h05

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Washington Reis (MDB), é visto aplicando vacina contra a covid-19 em um homem, contrariando uma nota técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina que a "a aplicação de vacinas pode ser feita por profissional legalmente habilitado".

O ato ocorreu no sábado (10), na Praça da Apoteose, na Vila São Luís - um dos pontos de vacinação da cidade. Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias negou que a vacina tenha sido aplicada.

"Tudo não passou de uma encenação. O prefeito apenas simulou a aplicação de uma dose em uma pessoa presente em um dos pontos de atendimento deste sábado. Devido ao fácil acesso da população e à proximidade do prefeito com os moradores da cidade, cenas mais informais são vistas com frequência com a presença do prefeito Washington Reis e dos caxienses, mas sempre com muito respeito e responsabilidade nos atos do executivo municipal", diz o comunicado.

A vacinação na cidade é marcada por desorganização, filas e muita aglomeração. A prefeitura liberou as vacinas para maiores de 60 anos e não disponibiliza os imunizantes por idades escalonadas, o que provoca corrida aos postos de vacinação e filas enormes.

A prefeitura informou ainda através de nota que está reformulando o calendário de vacinação que será divulgado nos próximos dias com a chegada de novas doses de vacinas.

Duque de Caxias foi uma das cidades da Baixada Fluminense que não aderiu ao feriado de 10 dias imposto entre 26 de março e quatro de abril para conter o avanço da pandemia.